Dei novo rumo à minha carreira e me arrependi

por Roberto santos

"Tenho 51 anos. Vivo no exterior, depois de uma decepção profissional no Brasil. Sou formada e pós-graduada em Comunicação, mas trabalho numa escola como auxiliar de cozinha e detesto. O que eu faço agora em relação a essa burrada que eu fiz?"

Continua após publicidade

Resposta: Recentemente, escrevi um artigo procurando responder às várias encruzilhadas de carreira em que nos vemos – clique aqui e leia. Alguns caminhos que escolhemos nas bifurcações profissionais encontradas parecem "burradas" depois que o tempo nos ensinou que eles não nos levaram ao destino imaginado. Porém, no momento que fizemos a opção, provavelmente, fariam todo sentido do mundo. Infelizmente, em nossa carreira, como em vários aspectos da vida, as bifurcações da estrada não trazem placas, ou às vezes, podem trazer placas enganosas.

O problema maior é quando estamos vendo que o destino idealizado de uma montanha de sucesso está nos levando a "morrer na praia" e continuamos na mesma direção, incomodados, infelizes, insatisfeitos, mas incapazes de engatar a marcha a ré e refazer o caminho. Como já abordei em outro momento, com a expectativa de vida produtiva aumentando para mais de 70 anos, em sua idade você ainda tem à sua frente pouco menos da metade do que já trabalhou até aqui. Nos quase 20 anos que tem pela frente, você pode redirecionar sua vida profissional, apagando decepções anteriores e alavancando as aprendizagens em seus cursos. E, porque não dizer, aproveitando sua experiência como Auxiliar de Cozinha, no Exterior ou em seu país de origem. Nós sempre "arcamos" com os erros passados, mas eles têm que ser guardados numa "arca" para não prejudicar os novos tesouros que podem aparecer em nossa vida.