Como acabar de uma vez por todas com o casa-separa?

por Anette Lewin

"Já passamos por várias separações durante os sete anos que estamos juntos. Ele sempre me abandona, ofende, xinga… depois volta e aceito por amá-lo muito. Sei que estou errada, mas sei que ele também me ama, mas é imaturo. Não sei como lidar com ele. Se dou um gelo, ele some porque dei gelo, se pego no pé, ele some por que pego no pé"

Continua após publicidade

Resposta: Vocês estabeleceram uma linguagem que "funciona" para os dois e a repetem insistentemente.

Através dessa linguagem você o perde por uns tempos, mas ganha a certeza de que ele volta; ele, por sua vez, ganha a liberdade de dar suas voltinhas e ainda por cima ganha a certeza de que você o aceitará de volta…

Embora essa linguagem funcione para os dois, parece que quem perde mais é você. E quem deve mudar é quem está perdendo mais, não é?

Portanto, antes de mais nada, tente entender que você nessa relação se deixa manipular pelo medo de correr riscos. Pelo "conforto" de saber de antemão os próximos capítulos dessa novela. Essa atitude defensiva mostra que não apenas ele é imaturo, você também! Se agressões verbais e atos impulsivos denotam imaturidade, acomodação excessiva também. A pessoa emocionalmente amadurecida arrisca novos comportamentos quando os antigos deixam de funcionar!

Continua após publicidade

Você diz que o ama. Será? O que você acha interessante nessa pessoa? O que ela faz por você que a encanta?

Será que a relação promete alguma troca maior ou você apenas a mantém para não "morrer na praia"?

Junte todas essas questões e tente entender o que você quer dessa relação, uma vez que tudo o que você tenta dar a ele é rejeitado. Desse beco sem saída você só escapará quando souber colocar suas vontades de forma coerente e sensata. Explico: não adianta inverter os papéis e se impor na base do berro. Negocie e tente usar uma linguagem onde cada um tem o direito e a sua vez de se colocar. Esse 'casa-separa' de vocês sinaliza que vocês não sabem pensar juntos. Tentem aprender a fazê-lo!

Continua após publicidade