Os exames estão normais, mas não conseguimos ter filhos

por Anette Lewin

"Estou casada há 7 anos e há cinco estamos tentando ter filhos. Já fizemos duas inseminações, mas não tivemos resultados e nossos exames estão todos normais. Temos um relacionamento excelente, ele é muito carinhoso, nós somos muito amigos."

Continua após publicidade

Resposta: Quando um casal pretende ter filhos as relações devem ser calculadas para que coincidam com a ovulação. Nesse sentido deve haver algum esforço, mesmo que esse esforço seja mecânico, como você diz. O romantismo pode esperar! As relações devem ser dia sim, dia não. Como vocês já estão tentando há muito tempo e não apresentam problemas físicos, acredito que há um fator psicológico atrapalhando. Nesse sentido, se sentirem dificuldade em lidar com essa situação, seria adequado procurar uma terapia ou uma orientação psicológica para trabalhar a ansiedade, que a essa altura pode estar alta.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.