Meu marido é um pai ausente, sai e nos deixa sozinhos em casa. O que faço?

por Anette Lewin

Resposta: Talvez, antes de casar, você não tenha parado para pensar com quem realmente você estava se casando. Sim, porque as pessoas dão sinais sobre como são, se são colaboradoras, se são "folgadas", se são indiferentes. O melhor que você pode fazer agora é ter a conversa que você provavelmente não teve antes de se casar ou antes de engravidar. E decidir se é com essa pessoa que você quer continuar vivendo.

Continua após publicidade

Muitas vezes acreditamos na possibilidade de mudar as pessoas, mas isso, em geral é muito difícil. Podemos, no máximo mudar algumas características em nós mesmos se entendermos que isso é bom para nós e para a relação. Você pode tentar, por exemplo, dar alguma atenção ao seu marido sem cobrar coisas dele, apenas criando um ambiente agradável em casa. Talvez isso o faça ter mais vontade de estar com você e com o bebê. Pense nisso.

Está muito difícil o relacionamento neste casamento de 30 anos
Houve muitas decepções durante todos esses anos e a intolerância entre nós é muito grande. Não quero me separar. Brigamos por bobagens. O que fazer?

Resposta: Se você já sabe que não quer se separar e, por outro lado, pretende melhorar a qualidade de sua vida amorosa alguns comportamentos devem ser modificados. Se, como você diz, as decepções fazem parte do passado e as discussões atuais acontecem por bobagens. Por que não evitar essas discussões, que você já sabe aonde vão chegar, e arriscar falar sobre outros temas? É por aí que se começa. Às vezes, sem perceber, somos tão repetitivos que os parceiros reagem agressivamente ao tom de nossa voz; nesse sentido, qualquer tema novo tem mais chance de ser pelo menos escutado.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade