Minha mulher tem uma relação estranha com seu irmão. O que eu faço?

por Anette Lewin

"Minha esposa possui um sentimento extravagante pelo seu irmão. Ela diz que não consegue se conter e que é capaz de dar tudo o que tem para ele. Quando vamos à casa de seus pais, ela vive atrás dele. Quando entro nesses assuntos, ela se irrita."

Continua após publicidade

Resposta: As características dos relacionamentos de uma pessoa com sua família de origem podem parecer estranhas para quem entra nessa família através do casamento, como é seu caso. Isso porque quando crianças, as pessoas aprendem a se relacionar mais através da emoção do que da razão.

Os vínculos feitos na infância, portanto, dificilmente são lógicos. São, antes de mais nada, psicológicos. O entendimento desses vínculos pode ser feito através de uma terapia. Só sua esposa pode avaliar se esse vínculo a atrapalha ou não e buscar ajuda profissional se necessário.

Quanto a você, tente interferir o mínimo possível nessa questão. Tente reforçar os vínculos com sua esposa através de vivências significativas entre vocês dois para que a relação do presente vá se tornando, aos poucos, mais consistente . Só assim a relação emocional do passado pode perder força.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade