Saiba como lidar com a traição antes e logo após o casamento

por Anette Lewin

"Desconfio que meu noivo está me traindo. Tenho mania de fuçar o celular, a carteira dele… e encontrei aquele comprovante de cartão de débito de motel. Ele disse que não sabe como isso foi parar na carteira dele."

Continua após publicidade

Resposta: Seja mais realista, ao invés de colocar a polêmica na questão, traiu ou não traiu, reflita sobre o que você faria caso a "traição" dele se confirmasse. Coloco traição entre aspas, porque você mexeu nas coisas dele e, portanto, se ele quiser também pode considerar isso uma "traição".

Voltando à questão polêmica, se você procurar vai achar, e daí? O que vai fazer? Desmanchar o noivado, largá-lo depois que já tiver constituído uma família? Sim, porque a qualquer momento você pode achar alguma coisa suspeita. Frente a isso, entenda que uma relação de confiança se constrói aos poucos. A vida dos outros é dos outros, não dá para controlar. E avaliar se uma relação vale a pena ou não, é somar o que esta relação nos dá de bom com os pontos em que ela não nos satisfaz e tirar uma média.

Namorei por 10 anos e me casei. Descobri que meu marido me traiu
Acho que não está certo abrir mão de uma amor de 10 anos e entregá-lo de mão beijada a uma garota que nem conheço. Uma coisa que mudou muito desde que aconteceu tudo isso, foi que ele sempre falava que me amava e até me cobrava que dissesse isso. Desde então, ele não fala mais

Resposta: A atitude mais sensata a ser tomada por você neste momento é parar de viver o passado e começar a construir um presente e um futuro. Você está casada, deve ter planos e está deixando tudo ir por água abaixo por uma idéia fixa.

Continua após publicidade

Primeiro: as relações mudam com o passar do tempo. Mesmo que essa moça não existisse, a relação iria se transformar. Afinal, relações são dinâmicas.

Certos gestos de carinho ou afeto podem se transformar sem que isso signifique um desgaste na relação. Talvez seu marido não te diga mais que te ama porque isso já está claro nas atitudes dele com relação a você. Afinal ele se casou com você, assumiu você.

Segundo: essa coisa de ficar controlando a vida dele ao invés de viver a de vocês é prejudicial. Você nunca terá controle absoluto sobre a vida de ninguém, por mais que queira.

Continua após publicidade

Se você construir coisas com ele, será importante na vida dele. Se ao invés de construir ficar preocupada com o que ele faz quando está longe de você, estará jogando seu casamento num precipício. Pense nisso e tire essa idéia fixa da cabeça. Se não conseguir fazer isso sozinha procure ajuda profissional e faça uma terapia.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.