Lobos frontais do cérebro humano: livre-arbítrio diante do controle das decisões

por Marta Relvas

Os lobos frontais nos fazem ser ativos diante dos nossos planejamentos. Provavelmente, foi nesse contexto que nos distanciamos evolutivamente dos seres mais primitivos para nos tornamos verdadeiramente seres humanos, sendo então considerado, a princípio, os mais evoluídos diante de um salto qualitativo de atitudes pró-ativas.

Continua após publicidade

Tais aspectos descritos são considerados como o *axioma desencadeador do desenvolvimento do sistema nervoso central – citando como exemplo o ato de escolher e decidir com racionalidade nossas vidas.

Somo capazes de possuir visões do futuro, considerando que agimos de acordo com os nossos objetivos. Porém, para orientar nosso comportamento de um modo sustentável, essas imagens mentais são projetadas por meio dos conteúdos de nossas memórias.

Antecipamos o futuro com base em nossas experiências passadas e agimos de acordo com nossas antecipações. A capacidade de organizar comportamento ou extrapolar no tempo é responsabilidade dos lobos frontais. Se a nossa capacidade de previsão e planejamento estiver aos trancos e barrancos ou sendo bem aproveitada, tudo depende de quão bem funcionam os nossos lobos frontais.

Pessoas que possuem lesões nos lobos frontais apresentam uma incapacidade de planejar e tomar decisões, bem como a de antecipar as consequências de suas ações. Estudos demonstram que lesões em outras partes do cérebro aparentemente não parecem afetar essas capacidades. Outra questão discutida é que a demência também está relacionada à disfunção do lobo frontal.

Continua após publicidade

Segundo Goldeberg – "A capacidade de responder aos estímulos é o primeiro atributo de um cérebro primitivo. Num ambiente rico de eventos, contudo, esse cérebro primitivo será imediatamente sobrepujado por uma grande quantidade de fatores de distração ao acaso. Num cérebro mais complexo, isso pode ser equilibrado por um mecanismo que protege o organismo do caos da casualidade e permite que ele permaneça no caminho seguindo um comportamento específico. A evolução do cérebro é caracterizada pela transição lenta, cuidadosa de um cérebro simplesmente reagindo para um cérebro capaz de ação deliberada, sustentada".

Nesse sentido, dizer que a vida é cheia de distrações é um senso comum, quase um clichê. Entretanto, a capacidade de nossas escolhas e o mapeado por um plano interno de uma "lembrança do futuro" emerge bem tarde na evolução, assim como a capacidade para atenção sustentada. O advento de ambos é paralelo ao desenvolvimento dos lobos frontais.

Dica:

Continua após publicidade

Escute seus instintos, mas permita que seus lobos frontais cuidem de suas decisões.

* Afirmação que não exige prova para que se considere verdadeira. Fonte iDicionário Aulete