Prática de musculação também melhora memória de idoso, indicam estudos

por Ricardo Arida

Nos últimos anos, inúmeras evidências têm mostrado os efeitos do exercício físico na prevenção do declínio cognitivo*. A maioria dos estudos mostra o papel do exercício utilizando exercícios aeróbios. Entretanto, tem sido sugerido que outros tipos de exercício, como o exercício de resistência localizada ou exercício resistido (musculação) pode ser benéfico para a cognição (veja abaixo definição completa de exercício resistido).

Continua após publicidade

Um artigo de revisão publicado em dezembro de 2008 na revista British Journal of Sports Medicine ** mostra vários dados de pesquisas com exercício resistido sobre a melhora de memória de indivíduos idosos.

O exercício físico tem sido grandemente proposto como uma estratégia para manter ou melhorar a saúde do idoso, como reduzir a incidência de câncer, diabetes e doenças do coração. Nos últimos anos, muitos estudos mostraram benefícios da atividade física na melhora da função cerebral em indivíduos idosos. Certamente, a maioria dos resultados obtidos desses estudos, tem utilizado um treinamento físico aeróbio para mostrar essas ações benéficas. Só para lembrar, o exercício físico aeróbio é aquele realizado com baixa ou média intensidade e longa duração ou aqueles que temos condições de suportar por períodos prolongados, sem nos sentirmos desconfortáveis.

Apesar do exercicio localizado ou resistido mostrar várias ações em vários sistemas do organismo em indivídos idosos, poucos estudos têm especificamente avaliado o papel do exercicio resistido na melhora da saude mental em idosos.

Exercício resistido

Continua após publicidade

Os exercícios resistidos caracterizam-se por contrações de músculos específicos contra uma resistência externa e são chamados na área da atividade física de exercícios de musculação. Na área de educação física é chamado de exercício de força, exercício localizado, exercício com pesos ou exercício de musculação. Os exercícios resistidos caracterizam-se por exercícios nos quais ocorrem contrações voluntárias da musculatura esquelética de um determinado segmento corporal contra alguma resistência externa, ou seja, contra uma força que se opõe ao movimento, sendo que essa oposição pode ser oferecida pela própria massa corporal, por pesos livres ou por outros equipamentos, como aparelhos de musculação, elásticos, ou resistência manual.

Para entender melhor a definição de exercícios resistidos, uma breve explicação será dada a seguir.

Os exercícios resistidos podem ser executados em diferentes intensidades. Quando são feitos com intensidade leve (40% a 60% da carga voluntária máxima – CVM, isto é, 40% a 60% do peso máximo que se consegue levantar somente uma vez), várias repetições (20 a 30) podem ser realizadas e o resultado dessa prática será o aumento da resistência da musculatura envolvida no exercício. Por esse motivo, esse tipo de exercício resistido (baixa intensidade e muitas repetições) é chamado de exercício de resistência muscular localizada.

Continua após publicidade

Por outro lado, quando os exercícios são realizados em intensidades maiores (acima de 70% da carga voluntária máxima), o número de repetições não pode ser muito alto (8 a 12) e como resultado do treinamento temos o aumento da massa muscular (hipertrofia) e da força da musculatura envolvida no exercício. Assim, esse exercício (alta intensidade e poucas repetições) é chamado de exercício de força/hipertrofia. Vários benefícios são observados com este tipo de exercício, como redução da sarcopenia (é a perda degenerativa de massa e força nos músculos com o envelhecimento), o que normalmente não é observado com o exercício aeróbio.

Nessas pesquisas, foi utilizado o exercício de resistência muscular localizada. Estes estudos recentes apresentados nesta revisão, fornecem evidências que o exercício de resistência localizada pode fornecer efeitos positivos na memória desses indivíduos. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para definir o papel do treinamento resistido na prevenção do declínio cognitivo ou melhora da saúde mental. Especificamente outros estudos são necessários para:

1) examinar se o treinamento resistido apresenta benefícios similares na função cerebral como demonstrado com o treinamento aeróbio.

2) examinar quais são os melhores parâmetros de treinamento resistido (freqüência, duração e intensidade-carga).

Concluindo, os profissionais da área de saúde devem repensar na prescrição de programas de exercícios físicos que incluem atividades aeróbias e de resistência muscular localizada, não somente para a saúde física mas para muitos benefícios para a saúde cerebral.

** Teresa Liu-Ambrose and Meghan G Donaldson. Exercise and Cognition in Older Adults: Is there a Role for Resistance Training Programs? Br. J. Sports Med. published online 19 Nov 2008.

* Apesar da simplicidade da definição, a palavra "cognição" é bastante complexa. Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, pensamento e linguagem.