História e benefícios do chá verde

por Jou Eel Jia

Camellia sinensis o popular chá verde foi citado pela primeira vez no livro Nei Jing escrito há cinco mil anos ou o *Clássico do Imperador Amarelo. Esta obra é considerada um dos livros fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa.

Continua após publicidade

Reza lenda que o Imperador Amarelo Huang Ti ao meditar, caiu no sono e dormiu. Resolveu cortar a pálpebra e jogar no chão e daí cresceu a planta que hoje consumimos como chá verde. Com base nessa lenda a primeira função do chá verde foi como estimulante, para evitar sonolência.

No século IX chineses passaram a cultivá-lo no Japão com plantas vindas da China. A chegada do chá à Europa não foi rápida e Marco Pólo foi o primeiro a relatá-lo.

Só no século XVII foi amplamente difundido no ocidente, incluso pelos holandeses e desenvolvidos comercialmente pelos ingleses.

O chá verde tomado hoje é oriundo de uma técnica japonesa.

Continua após publicidade

Técnica de produção do chá

As folhas vão para a secagem após a colheita. A secagem sob calor evita a fermentação e mantém seu princípio ativo. É justamente essa ausência de fermentação que o difere do chá preto, mantendo assim suas propriedades medicinais.

Benefícios do chá verde

Continua após publicidade

O chá verde é rico em flavonóides – substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Os flavonóides evitam também que contraiamos vírus em geral. Por isso, quem tem o hábito de tomar chá verde não contrai gripe, herpes, além de diminuir a taxa de colesterol e melhorar o sistema imunológico.

Alguns trabalhos científicos evidenciam que pode prevenir câncer por causa dos flavonóides que evitam a mutação celular.

O chá verde possui uma grande quantidade de tanino que, junto com potássio e manganês, podem proteger artérias e veias, agindo no sistema circulatório.

Seu poder adstringente acelera o metabolismo e ajuda na queima de gorduras por causa da “catequina’, polifenóis e cafeína (teofilina). Esse processo adstringente evita também a formação de cáries e tártaro.

Como tomá-lo?

Uma xícara após as refeições para não agredir o estômago e causar gastrite. O chá ajuda na digestão.

*O Imperador Amarelo: Huang Di é conhecido no ocidente como o Imperador Amarelo. É um dos Cinco Imperadores, reis lendários sábios e moralmente perfeitos que teriam governado a China. O Imperador Amarelo teria reinado de 2698 AC a 2599 AC.
Fonte: Wikipedia

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento