Dar feedback positivo ao chefe soa como puxa-saquismo?

por Roberto Santos

"Chefe também precisa de feedback positivo? Meu chefe é um sujeito competente."
Enviado por uma leitora.

Continua após publicidade

Resposta: Muito interessante sua questão, cara leitora. Será que não se elogia muito porque são raros os chefes competentes? Segundo Robert Hogan, psicólogo americano, cujo trabalho conheço, a incompetência afeta cerca de 65 a 75% dos gestores.

Mas deixando a incompetência dos chefes-mala, já que você se referiu aos competentes, minha opinião é que os subalternos têm receio de elogiar seus chefes, em público pelo menos, para não parecer puxa-sacos para seus colegas e mesmo para o alvo de seus elogios.

Em minha experiência de 31 anos de vida corporativa, dos quais pelo menos 24 como gestor de outras pessoas, recebi elogios sinceros de muitos subordinados, e eles foram muito bem-vindos. Ao mesmo tempo, estimulava e também recebi críticas que foram igualmente úteis para me desenvolver.

O ideal então é que o chefe receba feedbacks positivos e negativos, acima de tudo, honestos e sinceros. Espero ter respondido sua questão e, por favor, comece a elogiar seus chefes competentes pois são espécies raras.

Continua após publicidade