Chocolate e pimenta são afrodisíacos e ovo de codorna não

por Jocelem Salgado

Neste artigo irei falar sobre um tema que desperta a curiosidade de grande parte da população: os alimentos afrodisíacos.

Continua após publicidade

Vamos conhecer alguns alimentos promotores do apetite sexual e como o seu consumo pode ser capaz de influenciar o comportamento sexual.

As disfunções sexuais podem afetar negativamente a qualidade de vida, o humor e as relações interpessoais. Esses problemas acometem ambos os sexos e vários fatores podem contribuir para o surgimento desses transtornos, tais como: alterações hormonais, neurológicas, arteriais, neurotransmissores, estresse; e de ordem psicológica como: medo de falhar ou de ser rejeitado, baixa autoestima, ansiedade, timidez, perfeccionismo, falta de dinheiro, etc.

A área de pesquisa relacionada a esse tipo de enfermidade tem se expandido em todo o mundo. A comercialização de comprimidos orais contendo princípios ativos que atuam no combate das disfunções sexuais, como o Sildenafil (Viagra), fez com que pacientes portadores de problemas de capacidade sexual procurassem tratamento. Entretanto, o uso de alimentos contendo substâncias naturais que atuam no tratamento desse tipo de enfermidade, conhecidos como alimentos afrodisíacos, ganha destaque devido ao fato de sua fácil acessibilidade, baixo custo, além de nutrir o consumidor.

Os efeitos dos alimentos afrodisíacos são discutidos amplamente, mas quando se trata de uma determinada substância presente em um alimento que possa proporcionar o aumento do desejo sexual, pouco se sabe.

Continua após publicidade

Os estudos sobre os mecanismos de ação desses compostos são recentes, mas algumas pesquisas já mostram o potencial de alguns alimentos no aumento do comportamento sexual. Dentre esses alimentos podemos destacar o chocolate. Trata-se de um alimento bastante nutritivo e traz em sua composição substâncias que estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor que tem várias funções sobre o sono, humor e é responsável principalmente pela sensação de prazer.

Outros alimentos que estão relacionados com esse aprimoramento na libido são o açafrão e a pimenta. Esses condimentos são capazes de promover o desempenho sexual. Os efeitos provocados após a ingestão do último causam reações fisiológicas no corpo como a elevação da frequência cardíaca e sanguínea e sudorese, que são muito semelhantes às sensações vivenciadas no ato sexual, fazendo da pimenta um alimento afrodisíaco.

Um alimento pouco conhecido no Brasil, mas que apresenta elevado potencial afrodisíaco é a maca. Um tubérculo, ou seja, uma planta de crescimento subterrâneo semelhante ao nabo, mandioca e etc. originário das regiões centrais do Peru, utilizada tradicionalmente pelos populares da região como um alimento medicinal fundamental à dieta no tratamento e prevenção de doenças. Dentre os benefícios promovidos pela maca, o principal é o aumento da capacidade sexual, relacionado principalmente aos parâmetros reprodutivos tais como o aumento de produção espermática e fertilidade, apresentando também efeito energético, aumentando assim a função erétil e a satisfação sexual.

Continua após publicidade

Alimentos que têm a fama, mas não são afrodisíacos

Porém, alguns alimentos levam a fama de beneficiarem a disposição sexual, sendo considerados afrodisíacos, mas não apresentam em sua composição nenhuma substância capaz de provocar tal efeito. Um clássico exemplo disso é o ovo de codorna. Essa falsa notoriedade do ovo de codorna se espalhou após o lançamento de uma música de Severino Ramos onde ele dizia os versos, “Eu tô madurão/Passei da flor da idade/Mas ainda tenho/Alguma mocidade/Vou cuidar de mim/Pra não acontecer /Vou comprar ovo de codorna pra comer. Eu quero ovo de codorna pra comer/ O meu problema ele tem que resolver”.

Isso fez com que o ovo de codorna ganhasse seu primeiro registro como alimento afrodisíaco. Desde então, esse potencial errôneo atribuído aos ovos de codorna vem ganhando proporções, todavia não existem estudos científicos que apontem algum aspecto na melhora do desempenho sexual.

Afrodisíacos: qual deve ser o consumo diário pata se obter os benefícios?

Chocolate – Por apresentar muitas vezes uma composição rica em gordura e açúcares, o consumo do chocolate deve ser moderado para que ele apresente seus efeitos benéficos, cerca de 50 gramas diários. Isso equivale por exemplo a duas barras de Laka ou Diamante Negro (30g unidade) ou três chocolates Batom (16g unidade).

Pimenta – Não há estudos ou recomendações sobre o consumo máximo que uma pessoa deva ingerir de pimenta por dia. Mas como todo alimento funcional, seu consumo deve ser regular para se ter os benefícios presentes nesse vegetal. Alguns trabalhos realizados em ratos mostraram que a ingestão do equivalente a dez pimentas, três vezes na semana resultou numa diminuição de 80% das células cancerosas. Alguns especialistas indicam que 5 gramas por dia de pimenta é considerada uma quantidade aceitável de ingestão.

O consumo de todos esses alimentos citados deve ser feito de forma moderada, sem exagero. É importante lembrar que mesmo aqueles alimentos que trazem de certa forma benefícios à saúde, quando ingeridos de maneira excessiva, podem acarretar efeitos indesejáveis à saúde.

Vale ressaltar que uma alimentação saudável é fonte de boa saúde e qualidade de vida. A saúde sexual é apenas um termômetro da saúde geral. Quem não se alimenta de forma adequada, não oferece ao corpo todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Isso causa um desequilíbrio nas funções normais, que desencadeará até mesmo em problemas relacionados à sexualidade. A melhor receita afrodisíaca é uma alimentação completa aliada a exercícios físicos. Esse conjunto trará bons resultados à saúde. Quando alguém se sente bem fisicamente e psiquicamente, estará mais disposto a praticar atividades que lhe proporcionem bem-estar e prazer: o sexo se insere perfeitamente nessas práticas.