Sinto muito ciúme do meu marido e isso está me enlouquecendo. O que faço?

por Blenda de Oliveira

"Sou muito ciumenta, fico olhando no olho do meu marido quando saímos de casa para ver se ele não está olhando para outra mulher. Pego o celular dele e ligo de volta para o número que ligou para ver quem é. Estou incomodada por ser assim, queria ser mais calma, pois isso me estressa muito. Assim, fecho a cara e acabo pegando raiva dele".

Continua após publicidade

Resposta: Tem razão quando diz que essa é uma situação que precisa melhorar, pois imagino o sofrimento que deva viver todos os dias e a energia que precisa para manter sua atitude de controle sobre gestos, atitudes, palavras em relação à vida do seu marido.

Primeiro passo

A primeira coisa que precisa fazer é assumir que o nível do seu ciúme não é saudável para você e pode levá-la a entrar em estados emocionais de muito descontrole; além de colocar em risco seu casamento.

Se quer permanecer com o seu marido e ter um bom casamento não deve perder tempo para se tratar.

Continua após publicidade

Segundo passo

Em segundo lugar é interessante que saiba que o seu ciúme segue três elementos: possui uma permanente sensação de ameaça; cultiva a existência de uma rival real ou imaginária; há uma luta para não perder o amor do seu marido.

O seu ciúme, parece, pelo que rapidamente descreveu, não ser baseado em fatos reais, mas sim em uma preocupação excessiva, infundada e irracional. Essas atitudes de desconfiar o tempo todo de seu marido, investigar o celular etc podem ser sintomas considerados compulsivos, presentes no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Continua após publicidade

Quanto maior o ciúme, maior a chance de o relacionamento fracassar. Por isso, precisa rever o que acontece com você, quais as crenças que estão por trás de sua atitude controladora.

Será que acredita não estar à altura de seu marido? Será que considera que amor e controle caminham juntos?

Já viveu algumas situações de muita rejeição?

São perguntas que devem fazer parte de um processo de autoconhecimento que busca compreender qual o grande medo que há por trás do excesso de ciúme.

Oito pontos essenciais para refletir sobre o ciúme:

1º) Autoestima: que juízo faz de você, quais suas qualidades, quais os pontos a melhorar.

2º) Como anda sua disposição no dia a dia, quanto de alegria tem consigo mesma.

3º) Aprenda a se controlar.

4º) Aprenda a relevar e a não dar tanta importância a tudo que desconfia e pensa.

5º) Amplie os interesses de sua vida: a vida é maior que seu parceiro. Onde está você?

6º) Coloque-se no lugar do seu parceiro.

7º) Reflita que por mais que pessoas se amem e estejam juntas são diferentes e você não vai conseguir ter o controle do seu parceiro.

8º) Procure uma ajuda profissional o mais rápido que puder e cuide de você.

Boa sorte!