Sinto um ciúme doentio de minhas amizades. Por favor me ajude!

por Eduardo Ferreira Santos

"Sempre sofri de ciúme, seja pela pessoa que me relaciono ou por amigos, mas observo que ultimamente o ciúme por algumas amizades está me destruindo por dentro. Não é normal sentir ciúme da atenção de uma amiga. Acho que não sou correspondida na amizade, que não sou amada o quanto deveria, fico muito triste, arrasada por dentro e isso não é normal, está destruindo os meus dias. Acredito que isto se deva ao meu passado, não tive uma infância perfeita. Por favor me ajude, o que devo fazer?"

Continua após publicidade

Resposta: Você mesma afirma que não teve uma infância perfeita, o que me leva a crer que isso tenha influenciado bastante na estruturação de seu EU, seu EGO, deixando fortes lacunas em que deve ter prevalecido o sentimento de abandono e isolamento.

Ora, esse fato gera comumente uma enorme “CARÊNCIA”, uma necessidade absoluta de ser o “centro da atenção”, algo comum em crianças principalmente na primeira infância.

Sendo assim, você cresceu com esse “vazio” em seu psiquismo, inconscientemente, procurando na vida adulta preenchê-lo com a atenção exclusiva de outras pessoas o que, naturalmente, não costuma acontecer.

O processo “normal” de crescimento deve nos ensinar que não somos nem únicos, nem exclusivos, pois somos apenas mais uma pessoa vivendo em relação a outras.

Continua após publicidade

O ciúme surge, então, como uma manifestação dessa carência, pois, efetivamente, a vida nos leva a compartilhar relações, sermos apenas uma parte de um todo e não o “centro exclusivo da atenção”!

Minha sugestão seria que você procurasse uma boa psicoterapia (em qualquer linha de ação) para uma reestruturação de seu esquema de vida para que possa aprender que o importante não é ser o ÚNICO, o EXCLUSIVO, mas sim fazer parte e compartilhar.