Dia Nacional de Controle do Colesterol: saiba como controlar o nível

Da Redação

Basta um simples exame de sangue para revelar as taxas de colesterol – tanto o HDL – o bom, quanto o LDL, o chamado mau colesterol. Simples? Nem tanto. "Como a alteração não apresenta sintomas, muitas pessoas entram para o grupo de risco de doenças cardiovasculares sem saber", comenta o cardiologista Bruno Ganem.

Continua após publicidade

Por risco entenda-se o acúmulo de placas de gordura nas artérias, que acabam estreitas e até mesmo entupidas. "Essa é a principal causa do infarto e do acidente vascular cerebral que, como se pode ver, não ocorrem de uma hora para outra", afirma o médico.

Conscientização

O Dia Nacional de Controle do Colesterol, 08 de agosto, foi instituído pelo Governo Federal em 2003. A data, como outras do gênero, atua de maneira expressiva para a conscientização da população sobre a necessidade das ações preventivas e da detecção precoce de doenças. "É dever de todos os profissionais de saúde estimular a comunidade a repensar seus hábitos", destaca o cardiologista.

Níveis de colesterol

Continua após publicidade

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis desejáveis na população em geral são:

– menor que 200mg/dL para o Colesterol Total;

– menor que 100mg/dL para o LDL;

Continua após publicidade

– maior que 40mg/dL para o HDL em homens e menor que 50mg/dL em mulheres.

Indivíduos diabéticos e portadores de entupimento de artéria do coração devem ter LDL menor que 100mg/d e menor que 70mg/d, respectivamente.

Como controlar o nível de colesterol?

Pessoas que apresentam taxas fora dos índices esperados podem controlar a alteração a partir de dieta saudável, atividade física regular e, em alguns casos, com o uso adicional de medicações.

Além do estilo de vida, Dr. Ganem lembra que fatores hereditários podem ocasionar alterações em pessoas que levam uma vida saudável.

"Quem tem a predisposição genética deve contar com estrito acompanhamento médico", orienta. Outro fator importante diz respeito à incidência de doenças decorrentes da alteração do colesterol em homens e mulheres. "Os homens têm maior predisposição que elas. Contudo, após a menopausa as estatísticas se igualam ou muitas vezes ultrapassam a dos homens", conclui.

Você sabia?

Embora seja visto como uma gordura, quimicamente o colesterol é um álcool, insolúvel na água e conseqüentemente no sangue. Ele só consegue ser transportado pelo sangue acoplado a moléculas de lipoproteínas que podem ser de dois tipos: O LDL (mau colesterol) ou HDL (bom colesterol).

O HDL é chamado de bom colesterol porque é capaz de absorver os cristais de colesterol que são depositados nas paredes arteriais.

Dicas para o controle do colesterol

– Substitua o leite e seus derivados integrais por produtos desnatados.

– Evite o consumo de carnes gordas e embutidos.

– Mantenha em sua dieta alimentos que não contêm gordura saturada e/ou hidrogenada.

– Pratique exercícios regularmente.

– Mantenha o peso ideal.

– Controle fatores de risco como pressão alta e tabagismo.

– Faça exames periódicos com acompanhamento médico.

Atenção!
Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.