Como posso eliminar celulite sem emagrecer?

por Milena Liste

"Tenho 1,68 de altura e peso 57 kg. Quero combater a celulite sem emagrecer. Estou tomando chá de centelha asiática. O que mais posso fazer?"

Continua após publicidade

Resposta: Fibro Edema Geloide (FEG), popularmente conhecida como celulite, é um edema (inchaço) no tecido adiposo (gorduroso), o qual se acumula entre as células. Esse inchaço (de líquido ou linfa), que ocorre entre as células de gordura, ocasiona numa fase avançada de FEG a aparência de casca de laranja.

A má circulação de linfa, a qual fica “presa” entre as células, dão origem a FEG. O ganho de peso faz com que as células de gordura aumentem de tamanho (hiperplasia) e esse ganho de peso, se traduz numa falta de circulação sanguínea geral do organismo, podendo assim surgir as primeiras FEG.

Se a pessoa emagrece, as células de gordura podem até diminuir de tamanho, mas a linfa pode ainda permanecer entre essas células e consequentemente a celulite.

A celulite (FEG) não é uma característica de pessoas que ganham peso, mas sim de falta de circulação. A principal estratégia para prevenir e combater é a drenagem linfática. A drenagem linfática pode ser feita de três maneiras principais: contração muscular ativa, ou seja, fazer ginástica e exercícios aeróbicos (de preferência), pressão da água em contato com o corpo e pele (propiciada pela hidroginástica), massagem corporal leve no sentido correto e localizada, chamada de drenagem linfática feita por profissionais especializados como fisioterapeutas ou esteticistas corporais com cursos nessa especialidade.

Continua após publicidade

Outra arma contra a celulite é a correta alimentação, muito líquido (para ativar a circulação através do metabolismo e dos rins), alimentos não gordurosos, dose certa de sal, visto que o sal faz com que haja o inchaço corporal.

Fitoterápico centelha asiática

Muitas pessoas utilizam o fitoterápico derivado da planta centelha asiática para reduzir celulite. Ela é encontrada no leste europeu e também em países da América do Sul, como Brasil e Venezuela. É também conhecida na África e na Ásia pelos mesmo nome. É uma planta refrescante, amarga e acre da qual utiliza-se principalmente as folhas.

Continua após publicidade

Suas principais propriedades são: normalizadora da circulação; vasodilatadora; calmante; redução de câimbras; refrescante; anticelulítica e preventiva de rugas. Ela é estimulante e diurética. A planta atua no tratamento de: dermatoses, eczemas, reumatismo, rachaduras da pele, varizes, psoríase, gordura localizada, pernas pesadas e doloridas; além de estimular a produção de colágeno.

Para a nossa pergunta desta semana:

– somente com receita médica, consumo do fitoterápico centelha asiática que pode ser consumido de várias fromas: chá, cápsulas, cremes, loção, etc.
– realizar exercícios aeróbicos no minimo 3x/semana, se a pessoa tiver condicionamento, todos os dias com 1 dia de descanso
– drenagem linfática umas duas vezes por semana
– ingerir muito líquido: minimo 1,0l até 1,5 a 2,0l/dia
– alimentação com pouca gordura e sal