DESTAQUES

Alcoolista recuperado: é possível voltar a beber com moderação?

Danilo Baltieri 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Danilo Baltieri

"Sou dependente de álcool e cocaína em recuperação. Existe tratamento para eu poder voltar a beber sem abuso e sem cheirar?"

Resposta: A minha resposta, a priori, é NÃO. A dependência química é uma doença crônica, com raízes neurobiológicas, psicossociais e ambientais; logo, o tratamento deve ser prolongado e a evitação do uso das substâncias anteriormente abusadas deve ser constante. Além disso, deve-se, também, evitar outras substâncias potencialmente capazes de produzir dependência.

Você parece ter problemas com outra droga, como a cocaína. Isso é mais um argumento para convencê-lo de que voltar a beber, ou tentar “beber socialmente” não lhe é recomendável. Muitos dependentes de cocaína costumam ter seu controle sobre essa droga diminuído, à medida que fazem uso de bebidas alcoólicas.

A Síndrome de Dependência de Substâncias é caracterizada, do ponto de vista neurobiológico, por profundas e várias alterações do funcionamento cerebral e organização neuronal. Isso significa que a Síndrome de Dependência é uma doença que realmente modifica o seu cérebro e esta alteração é crônica. Caso você tente beber novamente, o risco de voltar ao padrão anterior de consumo é extremamente alto. Essa opção não seria adequada, sob qualquer forma ou pretexto.

Em um estudo realizado por Bottlender et al. (2007), os pacientes dependentes de álcool que obtiveram melhores resultados sociais, familiares e físicos com o tratamento médico e psicossocial não tinham voltado a beber ou tentado “beber socialmente”.

Abaixo, forneço a indicação deste estudo.

Bottlender, M., Spanagel, R., & Soyka, M. (2007). [One drink, one drunk--controlled drinking by alcoholics? 3-year-outcome after intensive outpatient treatment]. Psychother Psychosom Med Psychol, 57, 32-38.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.