Alcoolista recuperado: é possível voltar a beber com moderação?

por Danilo Baltieri

"Sou dependente de álcool e cocaína em recuperação. Existe tratamento para eu poder voltar a beber sem abuso e sem cheirar?"

Continua após publicidade

Resposta: A minha resposta, a priori, é NÃO. A dependência química é uma doença crônica, com raízes neurobiológicas, psicossociais e ambientais; logo, o tratamento deve ser prolongado e a evitação do uso das substâncias anteriormente abusadas deve ser constante. Além disso, deve-se, também, evitar outras substâncias potencialmente capazes de produzir dependência.

Você parece ter problemas com outra droga, como a cocaína. Isso é mais um argumento para convencê-lo de que voltar a beber, ou tentar “beber socialmente” não lhe é recomendável. Muitos dependentes de cocaína costumam ter seu controle sobre essa droga diminuído, à medida que fazem uso de bebidas alcoólicas.

A Síndrome de Dependência de Substâncias é caracterizada, do ponto de vista neurobiológico, por profundas e várias alterações do funcionamento cerebral e organização neuronal. Isso significa que a Síndrome de Dependência é uma doença que realmente modifica o seu cérebro e esta alteração é crônica. Caso você tente beber novamente, o risco de voltar ao padrão anterior de consumo é extremamente alto. Essa opção não seria adequada, sob qualquer forma ou pretexto.

Em um estudo realizado por Bottlender et al. (2007), os pacientes dependentes de álcool que obtiveram melhores resultados sociais, familiares e físicos com o tratamento médico e psicossocial não tinham voltado a beber ou tentado “beber socialmente”.

Continua após publicidade

Abaixo, forneço a indicação deste estudo.

Bottlender, M., Spanagel, R., & Soyka, M. (2007). [One drink, one drunk–controlled drinking by alcoholics? 3-year-outcome after intensive outpatient treatment]. Psychother Psychosom Med Psychol, 57, 32-38.