Por que é tão difícil começar?

por Rosemeire Zago

Começar! Como parece difícil para algumas pessoas dar o primeiro passo. Seja para fazer o que for, uma atividade física, um programa de reeducação alimentar, um relacionamento afetivo, um emprego… Ou seja, tudo que envolve mudança, mesmo que seja para o próprio bem. As pessoas resistem com unhas e dentes como se tivessem que dar um passo rumo a algo que as farão sofrer muito. As desculpas e justificativas são inúmeras. Tudo passa a ser motivo de adiar para depois, para o amanhã, para segunda-feira, ou ainda, desistem até antes de terem começado.

Continua após publicidade

Os sentimentos são dúbios, pois um lado, o racional, diz que se deve fazer, que será bom; outro lado, em geral, o emocional, faz pensar que será impossível, e diante de tal fracasso já previsto, o melhor mesmo é nem começar. Ao encontrar com um amigo que não via há tempos e vê-lo muito melhor do que a última vez, talvez o pensamento seja assim: "Ele sim consegue, é capaz, mas eu não vou conseguir, que vergonha ter encontrado com ele justamente nesse momento em que me encontro tão infeliz, tão feio, tão incapaz, me sentindo tão sem valor, por que eu não consigo?…"

Você já deve ter se perguntado infinitas vezes por que você não consegue. Claro que você também consegue, mas talvez esteja cansado de ter que recomeçar, ou ainda, nem sequer sabe por onde e qual caminho trilhar. Você pode responder que já tentou tantas vezes e que não quer mais um fracasso em sua lista. Compreendo. Mas será que já não aprendeu o suficiente, não sofreu bastante por estar tão insatisfeito consigo mesmo que agora poderá usar toda sua experiência a seu favor?

Está esperando acontecer o que para começar a fazer algo para mudar o que não te faz bem? Seja seu casamento, seu trabalho, o curso que está fazendo, o peso que está acima do que gostaria…. Será que vai acontecer algo e de repente tudo mudará num passe de mágica? Sabemos que não. Ou prefere continuar triste, insatisfeito, doente? Muitas pessoas cometem o erro de dizer que só vão começar quando tiverem vontade. Não! Primeiro devemos começar. Alguns dizem que só vão começar a atividade física quando o tempo melhorar, ou depois que comprarem aquele tênis que tanto desejam. Outros dizem que só vão terminar o relacionamento que tanto os faz sofrer depois que tiverem forças. Errado!

Só nos motivamos com o que estamos fazendo depois que começamos. É preciso antes começar para então sentir a energia de ter conseguido e não o contrário. As pessoas ficam esperando ter vontade de começar. Mas como ter vontade quando nos sentimos sem chão, sem forças, sem saber qual o melhor caminho a seguir? Adquirimos energia para uma atividade depois que começamos. A energia é o resultado do envolvimento. O segredo é começar.

Continua após publicidade

Em alguns momentos temos que trabalhar com prioridades e saber defini-las. Quais são as suas nesse momento? Seja o que for, comece e dedique-se de corpo e alma. Se sentir que algo o impede, que está sempre se dando desculpas, deixando para amanhã, sempre protelando, justificando, pare e reflita sobre isso. O que te faz protelar sempre para depois? Você aprendeu a ser assim com alguém? Caso positivo, com quem? Não fazer nada te causa mais segurança? É melhor ficar insatisfeito a ter que enfrentar mudanças? Reflita sobre essas perguntas e pense sobre as respostas. De cada resposta, faça outras perguntas, até que se esgote o assunto e entenda os motivos que o fazem agir assim.

Se estiver sempre adiando o que precisa fazer, repense por qual motivo deve fazer. Faz por obrigação, por alguém? Ou sente-se incapaz de conseguir? Se deseja garantias sobre o resultado, esqueça, não temos garantias de nada na vida. Pode ser que esteja sempre adiando algumas mudanças como uma forma de sentir que sempre tem algo para fazer e assim não se sentirá inútil, sem objetivos. Mas lembre-se que cada vez que adia algo, outras oportunidades podem surgir e podem ir se acumulando e poderá acabar não realizando nada, aumentando mais ainda a sensação de incapacidade.

É difícil começar por diversos fatores:
– sente que não irá conseguir
– acredita não ser merecedor
– ao adiar algo, sempre terá o que fazer, ainda que não o faça
– prefere conviver com a certeza que não irá conseguir do que correr o risco de conseguir
– baixa auto-estima
– insegurança
– não confia em sua capacidade
– nunca foi estimulado a arriscar, ousar
– quando criança, tudo que começava era interrompido por alguém
– comodismo
– medo

Continua após publicidade

Enfim, os motivos podem ser muitos, mas explore cada um deles e veja qual está mais relacionado ao que sente. Lembre-se que coragem não é ausência de medo, ter coragem é agir apesar do medo. Medo todos nós sentimos, afinal é um instinto natural de segurança, mas não podemos nos paralisar diante do medo. Procure ser mais flexível, mais aberto a mudanças. A rigidez é boa na pedra, não no homem, a ele cabe firmeza, o que é muito diferente. Ficamos motivados quando estamos fazendo as coisas e não quando apenas falamos sobre elas. O diferencial é a ação, agir em busca do que se deseja, sem dúvidas, sem medos, apenas com a certeza de que simplesmente foi capaz de… simplesmente começar! Afinal, não importa onde você começa, e sim como termina.