Preserve ao máximo as propriedades de legumes, verduras e frutas

por Jocelem Salgado

Os compostos listados abaixo são amigos do nosso organismo, mas são muito instáveis e se degradam facilmente.

Continua após publicidade

Como preservar ao máximo as propriedades de legumes, verduras e frutas? Cada alimento tem sua maneira exata de ser preservado.

Saiba como armazená-los:

Alcachofra – Armazenar: na geladeira, guardada em um saco plástico por até cinco dias.

Aspargo – Guardar as lanças frescas em recipientes abertos dentro da geladeira. Cozinhe em poucos dias.

Continua após publicidade

Abacate – Guardar em local fresco e arejado. Cuidado: amassa com facilidade. Os maduros podem ficar na geladeira por até uma semana, mas se já estiverem abertos, deixe o caroço encaixado na fruta para atrasar o processo de deterioração. Ainda não estão maduros? Deixe-os fora da geladeira de dois a quatro dias.

Brócolis – Mantenha refrigerado em saco plástico por até uma semana.

Vagem – Após a lavagem, conserve na geladeira em um saco plástico lacrado por até uma semana.

Continua após publicidade

Kiwi – Deixe amadurecer em temperatura ambiente. Quando já estiver maduro, pode ser conservado na geladeira em um saco plástico por até uma semana.

Alface – Armazene na geladeira. A alface pode ficar até quatro dias em um saco plástico ou em recipiente fechado. Se não for refrigerada, mantenha em local bem seco dentro de um saco plástico aberto.

Mirtilo – Antes de lavar, coloque em um recipiente totalmente vedado e leve à geladeira por um período de cinco a sete dias.

Uvas – Antes da lavagem, mantenha os cachos em uma tigela rasa na geladeira por até uma semana. Na hora de comer, lave bem os gomos.

Pimentão – Deixe a água correr para limpar bem a pele do pimentão. Mantenha-o fresco, refrigerado, por até duas semanas.

Tomate – Como armazenar: nunca na geladeira — a temperatura baixa destrói o sabor e a textura. Deixe-os na sombra, por até uma semana.

Melancia – Mantenha a fruta sempre refrigerada para evitar que ela fique fibrosa ou seca. Pode permanecer na geladeira por até uma semana.

Pêssego – Deixe os verdes em temperatura ambiente. Os maduros podem ir para a geladeira, mas devem ser consumidos em dois ou três dias.

Laranja – Armazene em temperatura ambiente ou dentro da geladeira por até duas semanas.

Milho – Sem remover a casca, conserve as espigas dentro da geladeira em sacos plásticos. Depois de cozidos, retire os grãos com uma faca e guarde-os dentro de um recipiente fechado sob refrigeração.

Abacaxi – Se estiver verde, mantenha-o em temperatura ambiente por três ou quatro dias. Na geladeira, por até cinco dias.