Livre-se das pequenas preocupações no novo ano

por Emilce Shrividya Starling

Iniciamos um novo ano. Novas esperanças, novas resoluções. Muitas promessas, alegria e ideais ressoam nos corações. Todos desejam ser mais felizes no ano que se inicia. A alegria é um desejo básico de todos nós.

Continua após publicidade

Porém a alegria, paz e amor não pertencem apenas a uma época do ano, elas fazem parte da verdadeira natureza do nosso Ser interior. É um direito nosso descobrir esta alegria interior.

Estamos falando aqui não da alegria passageira do mundo, mas do contentamento, do sentimento de gratidão pelo valor da própria vida humana que é tão preciosa. Toda a criação de Deus é permeada de alegria e através da natureza vamos sentindo esta alegria pulsante em tudo.

Mas se nossa mente está inquieta, cheia de nuvens de pensamentos negativos, de mágoas, de raiva, de pensamentos do passado ou de expectativas pelo futuro, não podemos sentir alegria nenhuma.

A alegria é o fruto de nossas práticas diárias de meditação, de apaziguamento e de purificação da mente.

Continua após publicidade

Através da prática dos deveres diários, do correto pensamento, da correta palavra, da correta ação, do correto modo de viver, da correta meditação, vamos alcançando esta alegria, que é livre de egoísmo, de vaidade, de orgulho, de competições.

Não fique preso em pequenas preocupações, em brigas inúteis, em discussões sem sentido, em mágoas guardadas. A vida é maravilhosa e precisamos aprender a viver melhor extraindo lições dos acontecimentos difíceis.

Quando lembramos de Deus, impregnando nossas mentes com pensamentos positivos, até mesmo os momentos difíceis são superados, sem desânimo, com coragem e contentamento interior.

Continua após publicidade

Um ano novo é sempre tão renovador não é mesmo? Temos tantos sonhos, resoluções, um desejo natural por mudanças para melhor… E assim, fazemos promessas e mais promessas para nós mesmos, resoluções que vão se perdendo ao longo dos meses, do ano…

Mas não precisa ser desta maneira. Temos que compreender que é importante a determinação, a persistência, a paciência para realizar nossos ideais e resoluções.

Volte-se para dentro através da meditação e do relaxamento e descubra a alegria perfeita em seu coração. A alegria de manter o que é bom e renunciar ao que é prejudicial. A alegria independente que vem da paz mental.

Descubra a alegria nas pequenas tarefas do dia a dia, saudando cada dia, cada nascer do sol. Agradeça a cada pequena gentileza, às pessoas que lhe ajudam e aos objetos. Liberte-se do estado contraído de sua mente. Crie a alegria em sua própria mente e mantenha essa alegria com seu doce autoesforço e determinação.

Invoque o poder da alegria com esta Oração do Atharva Veda, uma das escrituras indianas:

"Que o vento nos sopre alegria.
Que o sol lance sobre nós seu brilho de alegria.
Que nossos dias passem com alegria.
Que a noite seja uma dádiva de alegre paz!
Que o alvorecer nos traga alegria ao chegar!"

"Que todos superem suas dificuldades.
Que todos tenham seus desejos satisfeitos.
Que todos, em toda parte, fiquem contentes.

Que bênçãos recaiam sobre nossas mães, pais e filhos; bênçãos sobre os campos e trabalhadores.
Que tudo que é nosso floresça e seja uma ajuda para o conhecimento. E que vejamos o sol por muito tempo."

Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!