Durante o sono o cérebro passa a limpo o que aprendeu e consolida o aprendizado

por Marta Relvas

Quando foi sua última noite maldormida? E a bem dormida?

Continua após publicidade

Quando os pais e professores deverão ficar "antenados" para essa situação e reconhecerem as dificuldades de aprendizagem provocadas por essas alterações do sono nos filhos e alunos em sala de aula?

Alguns estudantes, por falta de princípios de limites ficam horas diante da tela do computador, em redes sociais, tendo que no dia seguinte acordar cedo para ir à escola. É uma questão de hábito ou um comportamento funcional?

O meu objetivo neste artigo é mostrar a importância do sono e como ele influência o nosso cotidiano nos afazeres de tarefas mais simples, como abrir a porta da geladeira para escolher algo para comer até as atividades mais complexas, como por exemplo, dirigir um automóvel.

A partir de estudos neurocientíficos em relação à compreensão dos processos cognitivos, a interdependência entre o sono e aprendizagem tornou-se muito visível no cotidiano dos adultos, crianças e adolescentes.

Continua após publicidade

O importante é valorizar e reconhecer a relação do sono no aprendizado e na vida, para que se tenha um cuidado com essa condição de equilíbrio e *homeostase, tendo como objetivo, prevalecer a qualidade de vida humana.

Mas o que é o sono?

É o período em que o cérebro, protegido da influência dos sentidos, passa a limpo as novas informações adquiridas ao longo do dia, isso significa dizer que, o aprendizado começa durante o dia, mas a sua consolidação na memória depende da noite de sono.

Continua após publicidade

Queixas sobre noites maldormidas que escuto frequentemente de pais e professores:

1 – Meu filho fica horas à noite, antes de dormir, na frente do computador, na internet e no dia seguinte não quer acordar para ir à escola.

2 – A professora reclama do aluno de 9 anos, dizendo que ele dorme na sala de aula e apresenta desatenção e uma sonolência diurna excessiva (SDE).

3 – Meu filho tem o sono agitado à noite, acorda várias vezes e para levantar de manhã é um sufoco!

4 – Não consegui "pregar" os olhos, estou muito preocupada com o meu trabalho.

Enfim, esses relatos são muito mais frequentes em nossas noites e noites, enquanto o sono não vem, nem contando carneirinhos…

O que diz a Classificação Internacional do Sono. Identificando, podemos tentar (re) estabelecer a (in) reparável noite maldormida.

1 – Insônia: Dificuldade repetida em iniciar, manter e consolidar o sono e deve estar pelo menos associada com pelo menos um dos sintomas: fadiga, déficit de atenção ou memória, disfunção social, irritabilidade, sonolência diurna, desmotivação, preocupação com relação ao sono, erros cometidos no trabalho ou dirigindo.

2 – Desordens respiratórias relacionadas ao sono, como as apneias, demonstram sinais como: sonolência diurna excessiva e despertares e pequenos despertares frequentes ou insônias constantes durante a noite.

3 – Hipersonias, ou seja, excesso de sono durante o dia, porém não apresenta nenhuma situação de insônia ou outra situação que caracterize o problema durante a noite, porém uma sonolência diurna excessiva.

4 – Desordens do ** ciclo circadiano são alterações persistentes ou recorrentes do ritmo circadiano e de falta de sincronismo entre o ritmo circadiano endógeno, ou seja; do próprio corpo, e fatores exógenos (do ambiente) que afetam o início do sono ou a duração do sono. A alteração relacionada ao ritmo circadiano leva à insônia, à sonolência excessiva diurna e noturna.

5 – Parassônias, são episódios de alterações motoras ou comportamentais apresentados durante o sono. Como por exemplo: o despertar confusional, sonambulismo, terror noturno, pesadelos, distúrbios comportamentais durante o sono REM.

6 – Dentre outras as desordens do sono podem ser fisiológicas ou orgânicas, provocadas por fatores ambientais (exemplos: ruídos, luminosidade excessiva, local).

Dicas importantes para promover a qualidade do sono:

1 – Estabeleça uma rotina saudável para se dormir. Nossos cérebros necessitam restabelecer as frequências energéticas para cumprir as funções vitais e cognitivas, e o sono é uma das baterias funcionais, além dos alimentos.

2 – Local deve ser arejado e sem umidade, de preferência, use roupas leves e confortáveis, depois de um banhinho bem "gostoso" . O fundamental é a higiene do corpo com a finalidade de promover um descanso agradável e apropriado.

3 – Diminuir ruídos e a luminosidade do local, pois esses estímulos influenciam os sentidos provocando reações excitantes nos neurônios.

4 – Lembrando que não é a quantidade de horas do sono que promove a restauração das tarefas cognitivas, mas a qualidade do sono que restabelecerá a aprendizagem, a memória e a atenção.

5 – Mantenha a alimentação equilibrada, evite o fumo antes de dormir, bebidas alcoólicas e substâncias estimulantes.

6 – A alternância entre o sono e a vigília envolve vários processos, por isso depende de hábitos que irão regular o nosso "relógio biológico" ao padrão cultural e ao que necessitamos, de forma alinhada, adequada e saudável.

7 – Evite estresse antes de dormir.

8 – Por fim, se depois dessas dicas ainda permanecer as alterações do seu sono, busque ajuda médica e/ou terapêutica. O cérebro agradece!

* Homeostase: é o equilíbrio do corpo realizado pelo ajustes do hipotálamo e também glandular. Na prática significa o processo de regulação pelo qual um organismo mantém em estado de equilíbrio as diversas funções corporais.

** Ciclo normal que os animais possuem responsável pelo sono e vigilia do dia e da noite ligados ao cérebro primitivo do tronco encefálico e à glândula pienal. Na prática é um mecanismo do corpo para ajustar o relógio biológico.