Não durmo, pois minha mente não para de trabalhar… O que devo fazer?

por Joel Rennó Jr.

"Será que preciso de um psiquiatra?"

Continua após publicidade

Resposta: Muitas dificuldades para dormir ocorrem porque as pessoas levam as preocupações do dia a dia para a cama e não conseguem relaxar.

O estresse diário é o grande causador da insônia. As pessoas ficam pensando nas contas que têm para pagar, nos conflitos familiares, nas pressões no trabalho, trânsito, entre outros. Elas relatam que continuam com a mente acelerada ou trabalhando e que nunca se desligam.

O ideal seria as pessoas tentarem se desligar dos problemas para conseguir conciliar o sono e não fazer hora extra para as empresas em que trabalham respondendo e-mails ou atendendo a intermináveis ligações de celulares de seus chefes. Muitas empresas acabam não respeitando o expediente normal de trabalho do funcionário e fazem questão de sobrecarregá-lo em casa. Os próprios profissionais se permitem ser transgredidos na tentativa de impressionar a empresa e seus superiores, o que demonstra ser um grave erro com o tempo.

Técnicas de relaxamento e meditação aliviam sintomas de estresse diário

Continua após publicidade

Há técnicas de relaxamento e meditação que aliviam os sintomas e sinais de estresse diário nos quadros leves, mas isso não adianta se as próprias pessoas não mudarem seus hábitos errados de vida. Há técnicas cognitivas e comportamentais que também auxiliam e devem ser orientadas por psicoterapeutas preparados.

Quando procurar ajuda psiquiátrica?

Em algumas situações quando a insônia persiste, ela pode levar a transtornos de ansiedade ou depressivos. Tanto a depressão e os transtornos de ansiedade podem causar insônia quanto o caminho inverso é verdadeiro. Nesses casos, é importante procurar uma ajuda psiquiátrica para se fazer o diagnóstico e tratamento corretos.

Continua após publicidade

Cuidado com o uso abusivo e prolongado de calmantes

No tratamento de insônia ou ansiedade, deve-se evitar o uso prolongado e abusivo de benzodiazepínicos, os populares "calmantes". Tais medicamentos podem causar dependência caso sejam utilizados de forma incorreta e sem prescrição e acompanhamento psiquiátrico.

Tenho pacientes que acabam sendo traídos também pelo uso do álcool para combater erroneamente a insônia. Começam a perceber, inicialmente, que quando tomam vinho ou outra bebida alcoólica, sentem-se relaxados e conseguem dormir. Isso vai criando um hábito extremamente perigoso, com aumento do consumo diário do álcool, piora da insônia e posterior dependência alcoólica.

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento.