Ações para prevenir o alcoolismo no jovem

por Danilo Baltieri

"Consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode induzir quadros de ansiedade e de depressão que, por sua vez, favorecem ainda mais o consumo de álcool"

Continua após publicidade

No texto anterior (veja aqui), expliquei os riscos que o álcool pode causar à saude do jovem, inclusive no seu desenvolvimento cognitivo. Agora vou falar sobre a prevenção do alcoolismo nessa faixa etária.

Complexas decisões sobre iniciar e manter o consumo de bebidas dependem de vários fatores que atuam em conjunto. Por exemplo, predisposição genética, aliada às mudanças cerebrais nessa fase da vida e visão positiva do consumo de bebidas por pares e familiares são ingredientes amplamente insalubres na determinação do uso de álcool.

Também, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode induzir quadros de ansiedade e de depressão que, por sua vez, favorecem ainda mais o consumo de álcool.

Intervenções para prevenir o consumo:

Continua após publicidade

a) Ambientais

– Aumentar a taxação sobre a venda de bebidas alcoólicas;

– Leis mais eficazes para impedir venda e consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade;

Continua após publicidade

– Leis eficazes para impedir comportamentos associados ao consumo de bebidas, tolerância zero ao consumo de bebidas nessa faixa etária;

– Programas para coibir disponibilidade comercial e social de bebidas alcoólicas para jovens são recomendadas por fortes instituições de saúde, tais como o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, Institute of Medicine, National Research Council (NRC), dentre vários outros inclusive nacionais.

b) Individuais

– Programas de orientação e prevenção em escolas e ambientes de trabalho, tanto para jovens, adultos, pais; orientação de pais sobre o padrão de consumo de bebidas; esforços comunitários no sentido de orientação, prevenção e educação. Participação de grupos religiosos nessa empreitada tem sido bastante importante.

Eu reiteradamente tenho escrito aqui no Vya Estelar sobre possíveis orientações para os pais que têm filhos jovens envolvidos com o consumo de álcool e de outras substâncias.

Para mais informações, ofereço esta interessante referência:

Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). Como falar sobre uso de álcool com seus filhos. Disponível em: http://www.cisa.org.br/materiais