Retornei ao mercado com cargo abaixo e menor salário. E agora, o que fazer?

por Roberto Santos

"Tenho 42 anos de idade, trabalho há 10 meses numa agência de turismo na área contabil. Por conta de ter ficado um ano e um mês parada, envolvida em outras atividades, entrei nessa empresa com cargo abaixo e menor salário na intenção de fazer uma reciclagem nas leis e métodos de trabalho. Vi que nada mudou. Agora estou insatisfeita com a empresa e o trabalho. Gostaria de sair, mas não sei como agir. Penso que assim terei mais tempo para buscar outra empresa na mesma área. O que devo fazer?"

Continua após publicidade

Resposta: Como já relatei em um de meus artigos sobre nossas Encruzilhadas de Carreira, nossas escolhas determinam muito de nosso sucesso ou fracasso, mas nunca podem ser vividas como "camisas de força", especialmente quando jovem como você, que tem, pelo menos, mais uns 20 anos de carreira pela frente.

Sua escolha de reingressar num ramo que já conhecia para se atualizar, aceitando uma redução de remuneração poderia ter sido substituída por leituras e contatos com pessoas da área para se atualizar. Porém, ao mesmo tempo, quando se fica fora do mercado, a volta pode demandar uma ação como a sua que não é tão dramática. Afinal, você está empregada executando um trabalho que conhece e, aparentemente, gosta e será mais fácil conseguir uma recolocação do que desempregada (do ponto de vista de olhar do mercado, não se trata, então, de uma questão de tempo para procurar recolocação).

Agora você deve pensar não apenas nesse próximo movimento, mas na construção de sua carreira para o longo prazo.

Reflexão: perguntas que você deve fazer para não escolher um emprego insatisfatório:

Continua após publicidade

1ª) Na empresa em que está, há oportunidades de fazer algo mais qualificado que lhe possibilitaria corrigir seu salário?

2ª) O que é que está "pegando" de fato — o trabalho, o clima, a remuneração, o chefe?

Refletir sobre isso pode lhe ajudar a não repetir outra escolha de emprego que lhe trará insatisfação daqui a menos de um ano.

Continua após publicidade

Além de perceber que as leis e métodos de trabalho não mudaram tanto, quando você fez uma reciclagem educacional e profissional pela última vez?

Existem competências que você deveria desenvolver não necessariamente para a empresa atual, mas para as próximas etapas de sua carreira?

Em que ponto você pensa estar em sua carreira daqui a 5 anos aproximadamente?

Sim, ter menos tempo para procurar emprego quando se está empregado é um limitador, mas gera menos ansiedade que pode levar a decisões menos pensadas e questionadoras quanto à empresa em que vai se incorporar.

O mundo de hoje não cobra mais tanta estabilidade profissional — tempo de casa em cada empresa — desde que os motivos para a mudança sejam bem justificados e apontem para um direcionamento estratégico da carreira. Será que sair agora com menos de um ano nessa empresa fará sentido para quem analisa sua carreira até aqui e para seus planos futuros?

Pense sobre isso.

Boa sorte!