Como ser sedutora aos 60?

por Anette Lewin

"Gostaria de saber como ter um namorado? Aos 60 anos todos os homens são meus amigos mas nunca namorados."

Continua após publicidade

Resposta: A sedução é uma arte que se aprende com o tempo. Quase todas as mulheres são belas e atraentes aos 20 anos, mas nem por isso conseguem seduzir sempre quem desejam seduzir. Ou seja, passam por uma situação parecida com a que você está passando…

É verdade que aos 60, os atributos físicos usados para seduzir já não são tão eficazes. Assim, certamente não é apenas com o corpo que se seduz nessa idade. É com a cabeça, principalmente. Nessa idade um olhar passa a ter mais poder do que pernas ou decotes; sugerir passa a ser mais eficaz do que exibir; e sexo passa a entrar na relação com menos frequência, mas, muitas vezes com mais qualidade.

Se, como você diz, os homens querem ser apenas seus amigos, talvez você não esteja muito segura de que ainda possa seduzir. E eles, talvez não estejam tão seguros de que podem agradar. Muitas vezes, homens mais velhos têm tanto medo da avaliação feminina quanto mulheres mais velhas. A procura por mulheres mais novas, nesse sentido, faz deles o "professor" que, mesmo falhando, será respeitado. Já uma mulher mais experiente pode avaliá-los em função das experiências que teve e atribuir-lhes uma nota não muito digna…

Como procurar um namorado aos 60?

Continua após publicidade

Ao procurar um namorado aos 60, é importante que você não esqueça que parâmetros de avaliação usados anteriormente não podem e nem devem ser os mesmos usados quando você tinha 20. Beleza, pegada, capacidade de prover, de procriar, enfim, os supervalores da juventude, se reavaliados, podem ter sua importância alterada no ranking de suas atuais necessidades. E devem ser colocados, na medida do possivel, para a pessoa com quem você está flertando.

Nessa idade os supervalores estão muito mais vinculados ao companheirismo, bom humor, aceitação das diferenças e disposição para novas descobertas, entre outros.

Nunca é demais repetir que, em qualquer idade, para que um possível parceiro tenha vontade de assumir um namoro com você, ele tem que sentir que é alguém que você quer por escolha e não por falta de opção. Nesse sentido, conhecer melhor antes de se jogar em cima sempre é mais sensato.

Continua após publicidade

Atualmente a mulher de 60 anos é, em geral, dona do seu próprio nariz e pode fazer escolhas amorosas dentro do padrão que lhe agrade. Algumas procurarão parceiros da mesma idade, outras se sentirão melhor na companhia dos mais jovens, modelo de parceria que até bem pouco tempo atrás só era permitida a homens.

O importante é que as escolhas sejam conscientes e que se saiba o que cada um tem a oferecer e a receber.

Se uma mulher de 60 escolhe homem de 30, certamente terá que proporcionar a ele alguma vantagem para que a relação se sustente. Vantagem que pode estar no campo emocional (a mulher mais velha proporciona uma sensação de segurança, por exemplo) no campo sensual, (algumas mulheres podem, por que não! ser muito sensuais mesmo aos 60) mas que, muitas vezes, está no campo material.

Sim, não adianta tapar o sol com a peneira: muitos homens mais novos estão em relacionamentos "afetivos" com mulheres mais velhas pelas vantagens econômicas que elas proporcionam. Algo errado? Não. Desde que ela entenda o modelo de troca proposto, que muitas vezes está no subtexto e não no texto. Afinal, nenhum homem vai dizer explicitamente a uma mulher: "estou com você pelas viagens que você me proporciona". Dirá apenas: " Eu te amo". Cabe a cada uma traduzir do jeito que quiser.

Por outro lado a mulher de 60 que escolhe um parceiro da mesma idade ou mais velho, não pode ficar cobrando sexo todo dia para bancar sua insegurança ou uma "necessidade" criada por hormônios. Explicando: alguns homens não têm sua potência sexual alterada pela idade, mas a maioria tem!Algumas vezes ele gosta da parceira mas os hormônios, as doenças da idade e os remédios usados para controlá-las interferem na disposição sexual masculina.

Outra situação complicada é quando a mulher, após a menopausa, se entope de testosterona, fica mais disposta para o relacionamento sexual e seu pretendente mais velho tem contraindicação, ou simplesmente não quer tomar remédios tipo Viagra… Está formado o descompasso!

Levando em conta todas essas reflexões, se você quer realmente namorar e não apenas ter bons amigos, assuma esse desejo e vá à luta. Lembrando-se sempre que os nãos que porventura venha a escutar fazem parte da conquista amorosa em qualquer idade e para qualquer pessoa. Use-os a seu favor no sentido de refinar sua procura até chegar ao parceiro que realmente tem algo em comum com você.

Sedução aos 60

Atributos eficazes

– O jeito de olhar (sugerir)

– Companheirismo, bom humor, aceitação das diferenças e disposição para novas descobertas

Atributos ineficazes 

Decotes, roupas justas, pernas etc 

Se exibir.