Amar e respeitar o seu corpo é o primeiro passo para amar a si mesma

por Emilce Shrividya Starling

Gostaria de compartilhar com você um dos ensinamentos básicos do yoga: Ame-se incondicionalmente. Goste de você mesma e se aceite.

Continua após publicidade

Embora essa afirmação seja simples e clara, muitas pessoas não conseguem se amar e, portanto, têm dificuldade de sentir amor pelos outros.

Se você quer sentir e expandir amor, precisa começar por amar a si mesma. Primeiro tem de amar e respeitar seu corpo. Esse corpo é seu amigo e não se pode ser desleal com um amigo.

Compreenda o valor desse corpo. Deixe-o mais forte e saudável praticando hatha yoga, caminhadas, musculação adequada. Alimente-se de maneira saudável e natural.

Você precisa cuidar bem do corpo, pois é a casa onde você mora nesse planeta. Sinta-se bem morando em sua "casa-corpo". E, para isso, descubra o que você gosta de praticar para seu corpo ficar flexível, rejuvenescido, energizado, saudável. Aprenda a gostar de se exercitar com prazer e respeite seus próprios limites.

Continua após publicidade

A prática da hatha yoga, com as posturas, com os exercícios respiratórios, relaxamento e meditação trazem muitos benefícios tanto para o corpo, como para a mente e o espírito. Você se torna mais jovem, com mais entusiasmo e determinação de ser mais feliz.

A hatha yoga é muito mais do que um exercício físico. Traz saúde geral e rejuvenescimento, vitalidade e alegria de viver, pacificando a mente e as emoções. Com a prática regular, você fortalece o corpo, adquire mais disposição, bom sono e força interior.

Depois de alguns minutos de prática, você se sente mais relaxada e revitalizada; elimina as ansiedades e tensões que causam o esgotamento físico e mental. Assim, você acalma a mente instável e dispersa, que causa o contínuo sofrimento, e estabelece um estado de equilíbrio e serenidade.

Continua após publicidade

Para o bem-estar do corpo, para a sensação de paz física e mental, precisamos aprender a relaxar para eliminar as tensões que vão se acumulando no corpo e na mente devido às preocupações e desafios da vida.

Com o relaxamento, você libera o estresse, aprende a ser mais paciente, se sente mais leve, descansada e mais energizada.

É um processo de autocura que permite que as energias curativas fluam dentro de nós. É um apaziguamento e aprendemos a viver o momento presente, que é o único momento que existe.

Praticar a Filosofia do Yoga é a arte da felicidade. É conquistar o autodomínio, o autoconhecimento, a sabedoria interior, a coragem e o contentamento.

O yoga é a chave para abrir as portas da alegria e felicidade interior. Abre um espaço interno de paz e nos conecta com nosso próprio Ser interior, fonte de todo o amor, bondade, amabilidade, compreensão, compaixão, criatividade e serenidade.

Você pode escolher também praticar alongamentos, Pilates, Tai Chi Chuan que trazem muitos benefícios. Pode fazer caminhadas diárias e se acalmar observando a paisagem e entrando em contato com a natureza. Você pode preferir nadar, fazer hidroginástica ou qualquer outra coisa que lhe dê prazer e que contribua para a saúde do seu corpo.

Alimentar-se saudavelmente é um ato de amor a si mesma

Alimentar-se saudavelmente é também um ato de amor a si mesma. A alimentação equilibrada e balanceada é um combustível para o corpo, criando novas células, dando energia e evitando o envelhecimento. É o melhor remédio para muitas doenças e até para preveni-las.

É necessário ter o discernimento de comer o que é benéfico e não apenas o prazeroso que gera doenças e enfraquece o corpo. Compreender que alimentos gordurosos, pesados, com muito açúcar e sem valor nutritivo são apenas vícios que trazem problemas de saúde, de obesidade, minando o bem-estar.

Muitas vezes, a pessoa se empanturra de muita comida e doces, apenas por carências internas. Quando você se amar mais, com certeza vai evitar alimentos que lhe prejudiquem, bebidas alcoólicas, cigarro e outros vícios nocivos, porque você não vai querer fazer mal a você mesma, pois você merece o melhor, a saúde e a disposição física.

A saúde é uma das fontes da felicidade e precisa ser cultivada a cada dia. Consulte um bom nutricionista ou leia sobre uma boa nutrição. Siga também sua experiência. Ouça e compreenda seu corpo, pois ele tem muita sabedoria. Seja sua amiga e cuide bem de você!

Aprenda a se amar mais. Seja mais bondosa e gentil com você mesma. Faça as pazes com você, se valorizando e se aceitando.