Atividade física, por si só, não emagrece

por Adriana Kachani

Atividade física emagrece. Será? É o que acredita a maioria das pessoas. Devemos pensar sempre na atividade física como uma coisa ótima para nos mantermos saudáveis: melhorar o condicionamento físico, a musculatura… Podemos enxergar também como uma grande atividade de lazer: conhecer gente, relaxar… Agora, para ficarmos magros ou malhados igual ao fulano X e Y que vimos na revista ou televisão, isso já é para se discutir.

Continua após publicidade

É que a atividade física, por si só, não emagrece ninguém. Muito pelo contrário, ela deve vir sempre acompanhada de uma dieta balanceada. Fazer atividade física aumenta nossas necessidades energéticas, ou seja, dá fome, e muitas vezes comemos muito mais do que gastamos.

A alimentação deve estar sempre planejada. Quando falamos em planejamento, isso significa que a nutricionista necessita muito mais do que peso, altura e idade para elaborar um plano. Precisa conhecer medidas musculares, rotina, hábitos alimentares, horários de refeições para então poder prescrever uma dieta.

Cada tipo de atividade física, assim como o tempo e intensidade dessa atividade, requer uma recomendação diferente.

O único profissional capacitado para fazer um planejamento alimentar é o nutricionista. Isto está garantido por lei. Assim como os únicos capacitados para orientar um treino são os profissionais de educação física. Fique atento a sugestões de suplementos que possam aparecer em sua academia: suplementos são para atletas, e não para esportistas. Quando falo em esportista, entendo ser aquela pessoa que busca, com a atividade física, melhorar sua saúde e possivelmente ter um ganho estético, e não aqueles que querem ganhar prêmios e quebrar recordes.

Continua após publicidade

Voltando à alimentação, precisamos entender que não podemos nos recompensar após ter feito uma atividade física intensa. Devemos, sim, repor energia perdida e fornecer substrato para a formação de músculos. Isso significa comer um lanchinho após o treino, que pode ser um suco de fruta com água e sem açúcar (ex: limonada, suco de melancia, suco de abacaxi, suco de morango), pois a fruta já é adoçada naturalmente e um pedaço de queijo magro. Pode ser também um sanduíche de pão integral e peito de peru light e água. Isso são dois exemplos, a variedade de alimentos é infinita, mas lembre-se sempre que o lanche é LANCHE, ou seja, não é uma refeição!

O que comer antes da atividade física?

Também não podemos fazer o treino de barriga vazia. Quando isso acontece, falta energia para uma performance adequada, podendo levar a tonturas e desmaios. Coma sempre alguma coisa antes de treinar, uma fruta com granola é uma boa idéia. Um suco também, Uma barra de cereais. O importante é sempre pensar numa coisa magra, que não tenha gorduras, e que te dê sustentação sem “pesar” na barriga.

Continua após publicidade

O timing dos lanches também deve ser observado. Não adianta fornecer o que seu corpo precisa numa hora em que ele não precisa mais. O lanche pré-atividade deve ser mais ou menos entre quarenta minutos e meia hora antes, e o lanche pós-treino é até uma hora depois, certo?

Hidratação

Não podemos também nos esquecer da importância da hidratação. Quando fazemos atividade física, suamos muito, e esta água precisa ser reposta. Cuidado com a natação e hidroginástica: por serem atividades realizadas na água, não sentimos o suor e por isso costumamos não dar tanta importância para a reposição hídrica. Só que a perda ocorre da mesma forma. Para se convencer, pese-se antes e depois da atividade. Note que o peso fica diminuído. O que você perdeu não foi gordura, mas sim água em forma de suor! Sim, água pesa!. Repor água não significa tomar isotônicos. Essas bebidas contêm muitas calorias, portanto, só são recomendadas para aqueles que fazem atividade física intensa por mais de uma hora.

Já paramentados com a recomendação alimentar para esportistas, é importante lembrar que não adianta fazer a atividade uma hora (ou mais) por dia e depois ficar sedentário o resto do dia. Quantos de nós nunca se pegou subindo um andar de elevador ou deixando o carro com motorista na porta do restaurante ao invés de andar um pouquinho? Ir até à padaria a pé e passear com o cachorro também devem fazer parte da vida, não só daqueles que querem perder um pouquinho de peso, como também daqueles que querem se manter saudáveis.