Escravidão, liberdade e estilo

por Regina Wielenska

Alguns, ao lerem minha coluna desta quinzena poderão, de início, pensar que eu falarei de moda. Nada disso.

Continua após publicidade

Cílios postiços voltaram à moda, vejam as produções, os editoriais. Mas há não muito tempo isso seria cafona, exagerado. Estampa de bicho já foi execrada, coisa de pessoas vulgares. Hoje o zoológico da moda liberou pítons, tigresas e outros padrões gráficos igualmente chamativos.

Houve tempo em que o bacana era bijouteria prateada. Ontem me disseram que dourados são o máximo agora. O manequim 42, infelizmente, cedeu sua vez ao 36 como padrão de elegância e magreza. Marilyn Monroe seria uma obesa na Hollywood de hoje.

Quem falava em cabelo desfiado, volumoso e estruturado antes da finada Amy Winehouse? Agora, há um acessório de plástico que facilita às antenadas de plantão fazer o tal volume no topo da cabeça, disponível nos melhores camelôs do ramo.

Pois é, tudo que hoje está na moda ontem era impensável, estranho, cafona ou ultrapassado.

Continua após publicidade

Vocês conseguem prever o que vai ocorrer daqui a poucos meses?

Essas tendências de hoje terão novamente se tornado parte de um remotíssimo passado e forçadamente cederão sua vez a outro hit da saison.

Estou tentando derrubar o valor que se dá à moda?

Continua após publicidade

Não, seria insensata tarefa eu me rebelar contra isso tudo. Mas preciso salientar outra coisa. Moda vai, moda vem. Moda muda ao sabor do que mal podemos acompanhar. In hoje e out amanhã. E in de novo depois de quinze anos, com materiais mais tecnológicos.

O que resiste ao tempo é o eu, a essência de cada indivíduo, aquele ser que consegue olhar com algum distanciamento a pessoa camaleônica, aquela que se transforma em termos de roupa, cabelo ou acessórios. O que de verdade atravessa os tempos é a jornada pessoal, os valores mais íntimos, as relações com a vida, as trocas com o mundo, o crescimento de cada indivíduo.

Então, quem curte moda que se divirta com ela, mas sem esquecer o ser rico e complexo que dela se vale, a identidade que percorre as estradas da vida, sejam o ouro ou a prata, a seda ou o cashmere as tendências da temporada.