DESTAQUES

Comportamentos positivos para o novo ano

Karina Simões 01/01/2016 PSICOLOGIA
Começar um novo ano possibilita reacender a esperança

por Karina Simões

Todo início de ano, as pessoas tendem a refletir sobre suas ações passadas, sobre o que deixaram de fazer e o que desejam mudar. É uma nova chance que se inicia para poder concretizar promessas e adquirir novos e saudáveis hábitos comportamentais. Afinal, sempre queremos mudar e evoluir.

Começar um novo ano nos possibilita reacender uma esperança dentro de nós, pois faz brotar uma nova expectativa de sucesso com as novas metas almejadas e regadas a pensamentos otimistas.

Escrever metas novas, começar uma atividade física, entrar num curso de línguas, começar a psicoterapia tão desejada ou procurar iniciar uma alimentação saudável... Por aí vão as atitudes de "pontapé" inicial de começo de ano.

Mas, a verdadeira mudança encontra-se numa reflexão e viagem interior com você mesmo, chegando a conclusões de que velhos hábitos não saudáveis e lembranças de memórias destrutivas apenas nos fazem permanecer reféns de nós mesmos. Presos, desse modo, a uma impossibilidade de evolução psíquica e comportamental.

E o novo ano começou! Ele está aí olhando para você, sorrindo através do brilho do sol de cada manhã, com novas oportunidades a cada dia, pois, é tempo de viver coisas novas...

Comportamentos positivos para o novo ano:

1º) Livre-se de atitudes destrutivas; elimine pensamentos e sentimentos que nutrem negatividade em sua vida;

2º) Pratique o bem fazendo com que isso se torne um hábito em sua vida; reze pelos que desejam, de alguma forma, o mal. Pois é disseminando o bem que destruímos o mal;

3º) Entre em contato com o desapego.

Quer algumas dicas para escrever suas metas deste ano?

Utilizamos no consultório uma lista de categorias de metas, que facilitam as pessoas a descreverem seus desejos em cada área, a exemplo de: corpo, saúde, vida profissional, financeira, familiar, amorosa, sexual, social, espiritual, patrimonial e lazer. Agora é hora de mãos à obra! Mente positiva para frente e vontade de vencer. O ano começou. Vamos lá?!




Karina Simões

Psicóloga clínica cognitivo-comportamental. Possui especialização em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento pela UFRN. Especialização pela Faculdade de Medicina do IPHC da USP. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mais informações: www.karinasimoes.com.br



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.