Alimentar saudável é apreciar com moderação

por Jocelem Salgado

Festa Junina é praticamente um sinônimo de guloseimas extremamente calóricas, afinal quem resiste a tradicional maçã do amor, o delicioso pé de moleque ou ao milho verde com manteiga? Está na hora de começarmos a aprender a aproveitar a festa com moderação e tentar resistir às tentações.

Continua após publicidade

Devemos estar sempre atentos a essas tradicionais comidas das festas de São João, pois além de muito calóricas, algumas possuem elevado teor de sódio, gorduras, açúcar, que contribuem para um ganho de peso, retenção de líquidos e, ainda há os riscos quanto as condições de higiene desses alimentos que geralmente são preparados com antecedência e ficam acondicionados em locais inapropriados.

Para aproveitar essa deliciosa festa com moderação, sem deixar de lado uma alimentação saudável, separamos uma lista de alimentos que podem e devem ser apreciados.

Gengibre

Essa raiz possui enorme utilização na culinária, devido ao seu sabor característico, podendo ser utilizada como tempero, chás, diferentes pratos, e em especial agora no mês de junho, nas festas juninas, aromatizando o tradicional quentão. O gengibrw possui ação anti-inflamatória, antifúngica, antioxidante, sendo muito utilizado como antigripal, além de propriedades que auxiliam a digestão. O gingerol, composto presente no gengibre, é responsável pelos inúmeros benefícios à saúde desse condimento.

Continua após publicidade

Canela

Utilizada no arroz doce e no quentão, a canela geralmente é consumida em quantidades baixas. Seus benefícios estão associados a melhora na regulação da glicose sanguínea, diminuição do risco de doenças cardiovasculares e também propriedades antimicrobianas que podem diminuir a atividade de uma enzima que está associada a reações alérgicas.

Amendoim

Continua após publicidade

A tentação da festa junina, o pé de moleque, leva em sua composição o amendoim, que possui inúmeros benefícios à saúde, mas atenção, esse doce é extremamente calórico, cuidado então para consumir pequenas quantidades. O amendoim possui boas quantidades de proteína e gordura monoinsaturada que auxiliam a redução dos níveis de colesterol ruim e contém vitamina E, que é um potente antioxidante. O consumo do grão pode contribui para diminuição do risco de doença cardiovascular, risco de diabetes tipo 2 e aterosclerose (formação de placas de gordura). ATENÇÃO!! Devemos ter cuidado com a procedência do amendoim, devidos aos riscos de contaminação com aflatoxina – substância que causa danos o fígado.

Vinho

Muito consumido nas festas juninas, o tradicional vinho quente ou quentão é extremamente calórico, devido à quantidade de açúcar utilizada em seu preparo. Logo, devemos consumir com moderação. Vale ressaltar que se consumido com moderação o vinho possui ação preventiva contra doenças cardiovasculares, devido a uma substância chamada flavonoide que possui ação antioxidante, que age combatendo os radicais livres, retardando o envelhecimento. O vinho também possui um composto conhecido como resveratrol que age aumentando as taxas de HDL (colesterol bom) ajudando também a reduzir o LDL (colesterol ruim) do sangue.

Milho

Este cereal é fonte de folato (importante para produção de glóbulos vermelhos), vitaminas do complexo B e principalmente os carotenoides como zeaxantina e luteína. Esses carotenoides possuem inúmeros benefícios, dentre os quais se destaca a redução do risco de degeneração macular (doença que diminuiu a visão e distinção das cores,) e de catarata. Lembrando sempre que o milho cozido é a versão mais saudável e deve ser consumido com pouco sal e muita atenção quanto a quantidade de manteiga ou margarina que devem ser evitadas ou consumidas sem exagero ao acompanhar o milho.

Que tal aproveitar o conhecimento adquirido e apreciar os deliciosos pratos juninos fazendo as melhores escolhas? Lembre-se o essencial é apreciar com moderação, não precisamos adicionar muito sal ou uma grande quantidade de manteiga no milho, nem beber três copos de quentão. Devemos nos preocupar com a qualidade do que consumimos e entender que nossa qualidade de vida depende exclusivamente de nossas escolhas atuais.