Desejo por sexo várias vezes ao dia já é compulsão sexual?

por Margareth dos Reis

Resposta: O desejo intenso por sexo costuma ser bastante comum no começo da vida sexual na fase adolescente, em novos relacionamentos que despertem forte atração sexual e em períodos em que as pessoas estão mais relaxadas, como quando elas estão em férias e se sentem mais motivadas para a atividade sexual.

Continua após publicidade

Por outro lado, o comportamento sexual compulsivo se caracteriza quando a frequência do desejo e das fantasias sexuais da pessoa lhe causam sofrimento emocional e provocam consequências negativas nos seus relacionamentos interpessoais, profissionais, familiares e financeiros.

Isso pode ser visto como um problema relacionado com o aprendizado que o indivíduo teve ao longo da vida, em que o sexo foi concebido como alívio dos sentimentos de ansiedade, como um problema de dependência ao sexo, análogo à dependência de álcool, cocaína ou heroína, e também como uma doença com alterações anormais dos neurotransmissores: isto é, no equilíbrio de substâncias neurais.

Em suma, o sexo compulsivo pode se originar de diferentes causas, o que requer uma avaliação particular de cada caso para orientação adequada de tratamento.