Alimentos que agravam surgimento de acne e alimentos antiacne

por Jocelem Salgado

A acne está diretamente relacionada com o aumento da atividade hormonal. Essa condição estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas que induz a obstrução da glândula e dos folículos pilosos (poros da pele).

Continua após publicidade

Existem diferentes quadros da doença. Ela pode ser inflamatória ou não e também envolver colonização de bactérias principalmente do gênero Propionibacterium acnes. Várias teorias sobre os fatores que desencadeiam o aparecimento da acne foram propostas, mas não existe um consenso. Alguns estudos indicam a associação dessa doença com a depressão. A relação dessa patologia com alimentação não é um mito, mas alguns alimentos ou padrões dietéticos podem contribuir para o agravamento do quadro clínico.

Entre esses alimentos destacam-se:

Leite e derivados

Segundo pesquisa desenvolvida por Ferdowsian; Levin, 2009, publicada na revista Skin Therapy Letter, 2010, embora o leite seja um alimento nutritivo, excelente fonte de cálcio, deve ser evitado por pessoas que apresentem quadro clínico grave de acne, pelo fato de apresentar alta concentração de hormônios, uma vez que, como já foi comprovado, a acne está diretamente relacionada com o aumento da atividade hormonal.

Continua após publicidade

Alimentos com elevado índice glicêmico

As balas, doces, tortas, bolachas e massas são alguns dos alimentos que compõem este grupo, geralmente ricos em açúcar simples, pobres em fibras e outros nutrientes são apontados como prejudicais a pessoas com quadro de acne. De acordo com pesquisas, o consumo exagerado desses alimentos, estimula a produção de alguns hormônios como a testosterona, responsável pelas características sexuais masculina.

Alimentos como o chocolate, sal e preparações ricas em gordura saturada, popularmente conhecidos como inimigos da pele, não têm ação maléfica comprovada para a acne, embora os resultados dos estudos ainda não sejam conclusivos.

Continua após publicidade

Dietas ricas em carne

As carnes são alimentos fonte de proteínas de alto valor nutricional, mas seu consumo em excesso pode contribuir para o aparecimento de acne devido à presença de quantidades significativas de hormônios.

Por outro lado, existem alimentos que possuem compostos bioativos capazes de contribuir beneficamente para o controle da acne, atuando de várias formas em diferentes mecanismos. Entre eles destacam-se:

Alimentos "antiacne"

Peixes

O atum, arenque, sardinha são fontes de ácido graxo ômega-3. Eles têm ação anti-inflamatória. Estudos recentes concluíram que o consumo frequente de peixe reduz a incidência de acne.

Frutas e verduras de cores amarela e alaranjada

São fonte de betacaroteno que é o pigmento responsável pela cor desses alimentos. Eles são potentes antioxidantes que combatem processos inflamatórios e também são precursores da vitamina A, que contribui para a manutenção da saúde da pele. A carência dessa vitamina pode levar a sintomas como descamação e ressecamento.

Água

Ela é fundamental para a hidratação da pele e é recomendado um consumo médio de 2 litros por dia ou 50 – 60ml/kg de peso.

No entanto, vale a pena ressaltar que para se ter uma pele bonita e viscosa é necessária a adoção de hábitos saudáveis tais como: consumir uma dieta equilibrada, dormir bem e praticar atividade física. Além disso, deve-se lembrar que saúde não é só o bem-estar físico, envolve também o bem-estar psíquico e social. Por isso, dedique um tempo para você relaxar, ler um livro, ver um filme e também buscar sempre que possível a companhia de pessoas queridas.