Consumir leite causa acne, indicam estudos

por Jocelem Salgado

Mais uma vez pesquisas confirmam que a alimentação, e no caso específico, o leite de vaca, interfere no aparecimento e agravamento do quadro da acne.

Continua após publicidade

A acne é um problema de saúde que atinge em média 80 a 90% dos adolescentes. A maior prevalência está associada às alterações hormonais, característica dessa fase da vida.

Muitos adultos também convivem com esse problema. Segundo levantamento feito nos Estados Unidos, estima-se que existem mais de 17 milhões de americanos acometidos por essa patologia.

A acne está diretamente relacionada com o aumento da atividade hormonal. Essa condição estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, que induz à obstrução da glândula e dos folículos pilosos (poros da pele).

Existem diferentes quadros da doença. Ela pode ser inflamatória, ou não, e também pode envolver colonização de bactérias, principalmente do gênero Propionibacterium acnes.

Continua após publicidade

Várias teorias sobre os fatores que desencadeiam o aparecimento da acne foram propostas, mas não existe um consenso. Alguns estudos indicam a associação dessa doença com a depressão. A relação dessa patologia com alimentação não é um mito, mas alguns alimentos ou padrões dietéticos podem contribuir para o agravamento do quadro clínico.

Segundo pesquisa desenvolvida por Ferdowsian; Levin, 2009, publicada na revista Skin Therapy Letter, 2010, embora o leite seja um alimento nutritivo, excelente fonte de cálcio, deve ser evitado por pessoas que apresentem quadro clínico grave de acne, pelo fato de apresentar alta concentração de hormônios, uma vez que, como já foi comprovado, a acne está diretamente relacionada com o aumento da atividade hormonal.

A relação entre o aparecimento de acne proporcionado pelo uso do leite não é mais mito, é verdadeira.

Continua após publicidade

Por que o leite causa acne?

– O leite de vaca possui hormônios, e as glândulas da pele contêm enzimas que convertem esses hormônios em hormônios DHT (dihydrotestosterone), responsáveis pelo aumento da produção de sebo nas glândulas da pele.

– O leite aumenta o IGF 1, que se traduz por aumento da oleosidade, causando o aparecimento da acne.

– O leite contém estrógeno, progesterona, precursores andrógenos e esteroides 5a-redutase-dependentes, alguns dos quais estão implicados na comedogênese, ou seja na formação de comedões (cravos).

– A ingestão de iodo pode exacerbar a acne. Outra hipotese reforçada é a de que o iodo contido no leite pode estar envolvido na etiologia (causa) dessa doença de pele.

Uma pesquisa realizada na Suécia, 2012, mostrou que os portadores de acne frequentemente apresentam uma deficiência de zinco, e a soja é uma boa fonte de zinco. O leite de soja é uma bebida feita a partir dos grãos da soja. Ele é produzido misturando os grãos secos de soja com água, e depois disso são triturados. A principal diferença entre esse leite e o de vaca, é que o leite de soja não possui gordura, nem lactose (que é o açúcar natural do leite). Além do mais, não tem a presença de hormônios.

Recomenda-se, portanto, como parte fundamental e terapêutica da acne, que se evite a ingestão de laticínios, e para minimizar esse problema, é sugerida a substituição do leite de origem animal, ou seja, o leite de vaca pelo leite de soja enriquecido com cálcio.