Como convencer uma pessoa muito ciumenta a se tratar?

por Eduardo Ferreira Santos

"O meu marido acabou tudo por não confiar mais em mim, mas lendo bastante, descobri que ele sofre da síndrome de Otelo. Ficamos juntos por 20 anos. Quem pode lhe dizer que ele está doente? Não adiantar eu falar."

Continua após publicidade

Resposta: Como já escrevi várias vezes, a questão do ciúme é apenas a ponta de um iceberg muito maior que pode envolver até distúrbios graves de personalidade.

Quem não se reconhece como ciumento, tem uma chance muito reduzida de se tratar, pois uma das condições fundamentais para um tratamento psiquiátrico-psicológico é que o paciente reconheça seu sofrimento e verdadeiramente queira se tratar.

Enfrentamos este problema em pessoas que sofrem de Transtorno de Personalidade, em Psicóticos (esquizofrênicos, por exemplo), em drogadictos (viciados em drogas). E a única forma de se conseguir alguma forma de ajuda terapêutica é através da intervenção de uma pessoa que tenha bastante ascendência sobre o paciente, tipo um pai, um amigo, um chefe!

Quando a pessoa NEGA sua condição doentia, infelizmente só podemos lhe mostrar o quanto está perdendo na vida com este problema, o que, sendo sincero, realmente ajuda pouco.

Continua após publicidade

De qualquer forma, vale a pena recorrer a parentes ou pessoas próximas que possam dar uma ajuda, mas, reconheço, isso também é muito dificil.

O que vemos, na prática, é que essas pessoas, infelizmente, acabam sozinhas e sofrendo com seus problemas e sobrevivem pondo a culpa nos outros e no mundo, eximindo-se de qualquer responsabilidade!