Tenha coragem de mudar para melhor

por Emilce Shrividya Starling

Estamos no início de mais um ano, no início de algo novo e desconhecido, de novas possibilidades, desafios e acontecimentos.

Continua após publicidade

Vamos acolher este ano com entusiasmo e força interior. Vamos ter coragem para abraçar a vida em sua plenitude.

Nascemos neste planeta sabendo que tínhamos algo para realizar aqui, algo para oferecer. Nossa presença aqui na Terra é uma escolha nossa. Quer concordemos ou não, quer as coisas estejam indo bem ou não, a escolha foi nossa.

Se você entender essa vida como uma escolha sua, será mais fácil vê-la como ela realmente é, plena de beleza, aprendizado e sabedoria.

Para aceitar a vida e cumprir nossa missão, precisamos desenvolver coragem e perseverança. Ter coragem não significa apenas um ato de bravura e sim buscar o melhor de cada situação. Fazer o melhor que pudermos, fazendo nosso dharma (missão de vida), nosso dever.

Continua após publicidade

Início de mais um ano… Momentos de reflexão e de agradecimento.

Contemple por alguns instantes:

Qual é o propósito de sua vida?

Continua após publicidade

O que você veio fazer aqui na Terra?

Você compreende que tudo que acontece em sua vida é para sua elevação espiritual?

Você fez alguma gentileza ou um ato de bondade para alguém hoje?

Você dedica um tempo do seu dia para relaxar, praticar hatha yoga para alcançar saúde, equilíbrio e uma mente pacífica?

Você dá prioridade a momentos diários de oração e meditação?

Você faz suas refeições, com calma, mastigando bem, saboreando e agradecendo o alimento? Ou você come correndo, conversando, sem nem perceber a quantidade que está comendo?

Você tem perseverança para fazer uma reeducação alimentar por amor a você, para ter mais saúde e bem-estar? Ou você prefere se empanturrar de comida e bebida, seguindo os impulsos dos sentidos, estragando sua preciosa saúde?

Você está sempre com pressa, irritado, ansioso? Você caminha de forma suave ou pesada?

Geralmente as pessoas sorriem para você ou estão de cenho franzido?

Suas posses lhe trazem felicidade ou infelicidade? Você sente-se grato com o que tem ou vive sofrendo pelos desejos e compulsões de sua mente?

As pessoas têm lhe ajudado a progredir ou inibem seu crescimento?

O que permitiu que fizessem com você? Você tem uma boa autoestima ou não se valoriza?

Você tem coragem de ir a uma entrevista de um emprego novo? Tem coragem de aceitar novos desafios? Tem coragem de ajudar alguém que está doente?

Reflita sobre essas questões e compreenda que muito depende de você, de suas escolhas, de sua atitude perante a vida, do modo que você aborda as coisas.

Você é o único que pode decidir como vai encarar os desafios que a vida apresenta. Mesmo quando a vida está tranquila, ela lhe obriga a invocar a coragem interior.

Pode decidir ficar deprimido com pensamentos de insatisfação, remoendo o passado. Ou pode escolher ter uma atitude positiva, segurar as rédeas de sua vida, com entusiasmo e coragem.

Você tem escolhas. Depende de você extrair lições dos acontecimentos, aprendendo, evoluindo ou apenas sofrendo inutilmente. Você precisa ter coragem do coração para mudar o que precisa ser mudado.

Coragem engloba muitas outras qualidades como: aceitação da vida, força interna, aprendizado, gratidão, generosidade, caridade, bondade, fé, amor e esperança.

Com coragem você afasta as negatividades e transforma a adversidade em crescimento e amadurecimento. Você atrai o melhor para sua vida.

Aprenda a lidar com seus medos. Não espere que os medos desapareçam evitando as situações e comportamentos que lhe provocam medo. Isso apenas gera angústia e prisão em seu interior. Quanto mais você enfrentá-los, mais eles desaparecerão e, mais seguro você vai se sentir.

Congratule a você mesmo pelos seus pequenos progressos, com suas iniciativas, com seu esforço e boa vontade de melhorar.

Priorize o equilíbrio, conectando-se com o Ser interior que é a fonte de toda criatividade, sabedoria e discernimento. Faça isso diariamente através de momentos de interiorização, de relaxamento.

Pratique um hobby. Faça caminhadas. Tenha momentos sadios de lazer. Agrade a você mesmo. Ria. Sorria para sua vida, para seu destino.

Desacelere. Diminua a pressa em seu dia-a-dia. Ao reduzir seu ritmo e ansiedade, você se torna mais produtivo, mais gentil e compassivo, alinhando-se com sua Fonte interior.

Comece a priorizar seus afazeres, distribua as tarefas com os familiares e funcionários. Faça o melhor que pode sem se cobrar, sem se culpar.

Faça as pazes com você, com os outros, com a vida. Seja mais feliz!

Não fique apenas refletindo. Mude para melhor!

Ore como S.Francisco de Assis nos ensinou e peça a Deus que lhe dê serenidade para aceitar as coisas que você não pode mudar, coragem para modificar aquelas que podem ser mudadas e sabedoria para conseguir reconhecer a diferença que existe entre elas. Fique em paz! Namastê! Deus mim saúda e agradece Deus em você”.