DESTAQUES

Fazer musculação emagrece?

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Base do emagrecimento é o balanço calórico negativo

por Simone Sarti

Muitos procuram um programa de atividade física com o objetivo de perder peso. Essas pessoas são incentivadas a iniciar um trabalho aeróbio como: caminhar, correr, nadar... Os exercícios aeróbios utilizam principalmente gordura como fonte de energia, mas esse processo vai se iniciar aproximadamente após 30 minutos de exercício - esse tempo é diferente para diferentes níveis de condicionamento físico. Isto se a pessoa estiver se exercitando dentro da zona de trabalho correta - frequência cardíaca adequada para a sua idade.

Muitas vezes os exercícios anaeróbios, ou seja, exercícios com pesos, não são recomendados. Talvez por falta de contato com novos trabalhos científicos, por acharem que estes não seriam eficientes para o emagrecimento.

A base do emagrecimento é o que chamamos de balanço calórico negativo, que é a ingestão de menor quantidade de calorias, que o gasto energético diário. Ou seja, você deve ingerir menos calorias do que gasta.

Se você não quer diminuir o que come, precisa aumentar sua atividade física diária. A redução do tecido adiposo (gordura) ocorre estimulada por qualquer tipo de atividade física.

Veja o que acontece. No exercício aeróbio ocorre mobilização de gordura durante sua execução. Na musculação ou exercício anaeróbio, a energia utilizada depende do glicogênio muscular - reserva energética formada a partir da glicose. Terminando a atividade, esse glicogênio tem que ser reposto e isto se torna uma prioridade metabólica e, para que isto seja resolvido, o organismo vai utilizar o carboidrato alimentar (o que você comeu). Para o organismo é como se você não tivesse comido esses carboidratos, já que os mesmos foram utilizados na reposição do glicogênio, e assim acontece o balanço calórico negativo. No trabalho com pesos ocorre ainda um aumento da massa magra (músculos) e para manter esses músculos ocorre um aumento no metabolismo basal, utilizando-se assim mais calorias.

Portanto, a mobilização de gorduras nos exercícios anaeróbios ocorre depois. Ou seja, mesmo depois que você terminou o treino, o organismo utilizará gordura como fonte de energia nas horas seguintes, numa intensidade um pouco maior do que o que seria utilizado se você não tivesse se exercitado. Esse tempo poderá ser de até 44 horas após a atividade, mas dependerá da intensidade do treino, do nível de condicionamentodo indivíduo etc.

Concluindo, para emagrecer, basta aumentar os gastos calóricos acima do total de calorias ingeridas (salvo algum desvio metabólico) com qualquer tipo de exercício, inclusive os exercícios com peso, que ainda têm a vantagem de melhorar a força, a coordenação e a estética, mantendo seus músculos firmes.

Já pensaram na união dos dois? Melhora do sistema cardiovascular, melhora da performance geral, melhora da estética. Quer mais?

Mas não se aventure numa busca solitária para entrar em forma, procure uma academia realmente idônea e faça os exercícios sempre sob orientação de um professor de educação física ou personal training e tendo, claro, passado por um exame de saúde antes de começar a praticá-los.

*Metabolismo basal: quantidade mínima de energia que o corpo gasta em repouso ou em estado de jejum para manter a temperatura corpórea, a respiração, a transpiração, a circulação e as funções vitais.




Redação Vya Estelar



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.