Cosmética: não há milagres em potes

por Sonia Corazza

Defendo a individualidade de cada uma na hora de cuidar da beleza interior e exterior. Exalto o olhar benevolente para as características individuais e sou contra a pasteurização da beleza, mas como os cosméticos podem ajudar nessta busca e como escolhê-los?

Continua após publicidade

O fundamental para escolher corretamente os produtos cosméticos mais adequados para cada pessoa é o conhecimento da própria pele e seus anexos (cabelo e unhas) e também entender mais sobre as reais possibilidades das formulações cosméticas.

É necessário se atualizar constantemente nesse cenário da tantos lançamentos, buscando sempre informações idôneas sobre os princípios ativos e sua dinâmica de ação na pele. Também é importante saber qual a condição atual de seu corpo e saúde, só assim o tratamento cosmético será bem-sucedido.

Quem é quem no mundo da cosmetologia?

Uma legião de pesquisadores, médicos e cientistas trabalham juntos para saber cada vez mais sobre as funções e reações da pele e encontrar a melhor forma de atender suas necessidades. O trabalho nas áreas acadêmicas e privada proporcionam resultados que servem como base para que as indústrias fabricantes de matérias-primas cheguem a opções realmente eficazes para as formulações cosméticas.

Continua após publicidade

A cada minuto novíssimas descobertas podem propiciar o desenvolvimento de fórmulas mais customizadas, mais efetivas, mais seguras e que tragam resultados palpáveis para higinenizar, proteger, enfeitar e trazer bem-estar aos consumidores.

Mulheres vítimas

Sem dúvida as mulheres são o público mais propenso à sedução da mídia publicitária, mas é preciso separar bem as propostas apresentadas. Existem inúmeras empresas cosméticas, nacionais e mundiais, que trabalham com seriedade e comprovação científica, mas também existem aquelas oportunistas que não perdem a chance de enganar quem procura milagres em potes. Muito importante buscar conhecimento.

Continua após publicidade

Conhecendo um pouco sobre as suas necessidades para equilibrar as condições da pele, couro cabeludo, cabelo e unhas, você alia esse saber ao entendimento da ação dos princípios ativos e então busca, com o dinheiro que pode dispor, as opções de fórmulas mais efetivas para você. Por exemplo, alguém que tem cabelos secos deve buscar nas fórmulas de shampoos, agentes de limpeza mais suaves, menos agressivos, como os alquil poliglicosídeos, que juntamente com as proteínas hidrolisadas e alguns lipídeos vegetais fazem a função de limpar sem agredir. A princípio pode parecer tortura conhecer esses nomes químicos, mas pense bem em quantas palavra difíceis foram incorporadas no nosso linguajar diário. Tudo se aprende!