Cosmética: aprenda o significado dos termos utilizados nos rótulos

por Sonia Corazza

A cada dia o consumidor está mais atento ao que se oferece como opção em produtos para o cuidado pessoal. São lançamentos constantes abordando tecnologias vanguardistas, ingredientes inovadores, termos desconhecidos… A melhor forma de entender e escolher o que mais se adequa para sua pele, corpo e cabelo é o conhecimento a respeito de suas necessidades e o que há na nova formulação oferecida.

Continua após publicidade

INCI name – International nomenclature cosmetic ingredient

Os claims (pontos fortes) alardeados nas rotulagens que embalam os produtos são as grandes armas de diferenciação. Sua grande meta é mostrar o quanto aquela empresa é pioneira, séria e tecnológica.

Mas a vida do consumidor melhorou. Com a obrigatoriedade de se descrever as substâncias pela nomenclatura oficial e internacional, de acordo com o INCI (International nomenclature cosmetic ingredient), o consumidor agora tem maior facilidade em reconhecer o que é bom e o que é ruim dentro de cada fórmula.

Aprenda agora o que significam outros termos utilizados pelos fabricantes cosméticos.

Continua após publicidade

Comedogenicidade

É a capacidade de alguns ingredientes favorecerem o aparecimento de cravos na pele, principalmente do rosto. Conheça alguns dos grandes vilões, que podem estar presentes nas composições de produtos cosméticos:

Alguns ingredientes comedogênicos, segundo seu INCI

Continua após publicidade

Acetlyated Lanolin

Cocoa Butter

Coconut Butter

Isopropyl Myristate

Isopropyl Palmitate

Isopropyl Neonpentanoate

Isopropyl Isotearate

Laureth 4

Myristyl Myristate

Myristyl Lactate

PEG 16 Lanolin

Alergia, irritação e fotossensibilização

Irritação é a intolerância local em relação à aplicação do produto, podendo levar as reações de desconforto como: ardor, coceira e pinicação, podendo chegar até a destruição do tecido da pele.

Sensibilização é uma reação de efeito imediato ou tardio, que envolve mecanismos imunológicos e pode aparecer em outra área, diferente da área de aplicação. Significa que você pode ter aplicado o produto no rosto e a reação ocorra também em outra região do corpo.