Saiba escolher a textura de cosmético mais indicada para cada ocasião

por Sonia Corazza

Hoje quero falar sobre as diversas formas cosméticas para levar e manter os princípios ativos na pele. Entre as principais categorias de veículos para as novas formulações de cuidado facial, corporal e capilar estão:

Continua após publicidade

Solução aquosa ou hidroalcoólica

Possui água como veículo e pode conter álcool etílico e outros glicóis, como propilenoglicol, glicerina e sorbitol. É a base das loções tônicas faciais e capilares, loções pré e pós-barbear.

Mistura de tensoativos

Formulações à base de detergentes suaves, são responsáveis pela capacidade de remoção das impurezsas que ficam sobre a pele e cabelos. Reduzem a tensão superficial da água, permitindo que a sujeira possa ser removida facilmente através da formação de micelas. Esse tipo de veículo é a base de produtos para limpeza, como sabonetes líquidos, shampoos, espuma para banho, entre outros.

Continua após publicidade

Suspensão de polímeros

Os géis encontram-se nesta categoria de veículos, cuja consistência viscosa é obtida através da adição de uma substância espessante na água. Sua forma cosmética é viscosa, mucilaginosa, obtida mediante colóides protetores, transparentes ou não, que ao secarem deixam uma película invisível sobre a pele. Por não conter material graxo, é indicado para peles oleosas e mistas.

Fluido siliconado

Continua após publicidade

São suspensões de cadeias graxas bem leves, contendo derivados de silicone modificados e óleos de origem vegetal fracionados. Deixam um filme protetor e não comedogênico (ou seja, não colaboram para a formação de cravos) sobre a pele.

Emulsão

Produto de aspecto leitoso, resultante da dispersão de duas fases não misciveis entre si, uma hidrofílica (aquosa) e outra lipofílica (oleosa).

As emulsões de limpeza atuam retirando as impurezas e formando um filme emoliente, que deixa a pele com textura macia e suave.

Devem ser aplicados na pele com massagem suave e retirados com algodão ou tecido limpo.

Os cosméticos hidratantes são aqueles que se propõem a deixar a pele macia e suave. Possuem pH ligeiramente ácido, próximo do pH da pele.

Pressurizado

É a dispersão de um líquido e/ ou sólido tendo como fase interna um gás, conhecido como propelente, envasado sob pressão. Mousses e espumas são emulsões bifásicas, na qual a fase interna é o gás e a externa é um sólido ou um líquido.

Veículo formado por substâncias particuladas que são incapazes de se solubilizar em qualquer tipo de líquido (água, alcool e óleos). Os pós são produtos que têm por finalidade cobrir e/ou retirar a oleosidade e a umidade da pele. Na maquiagem, é um dos veículos mais utilizados, como nos pós-faciais, pós-compactos, blush, etc.

Bastão

Veículo que leva em sua composição óleos, gorduras, ceras, pigmentos e corantes, sendo extrusado na forma de bastão e acondicionado em tubo. Existem diversos exemplos de produtos de maquiagem do tipo bastão: bases, batons, lápis delineadores, corretivos etc.

Tendo em mente o uso do produto fica fácil escolher a forma cosmética mais indicada.