Entenda o ciclo de crescimento e queda de cabelo

por Sonia Corazza

Quanta gente nessa época do ano me procura para falar que o cabelo não pára de cair! Um medo de perder a cabeleira, um temor que aterroriza a cada penteada, a cada lavagem, a cada observação dos fios perdidos na fronha ao acordar. Então vamos entender melhor como evolui a vida do fio de cabelo….

Continua após publicidade

Como, quando, quanto cresce o cabelo?

O processo do crescimento do fio de cabelo é bem complexo e significa a reprodução através da divisão das células, na papila capilar, que fica implantada na pele, no couro cabeludo. O fio cresce numa velocidade aproximada de 1/3 de mm por dia.

Desde que nascem no bulbo, até surgirem do lado de fora do couro cabeludo, as células do fio de cabelo passam por grandes mudanças em sua forma e composição química. Um dia antes do fio de cabelo despontar no couro cabeludo, suas características e propriedades típicas já estão totalmente completas: é formado preponderantemente de queratina, é insolúvel em água, é rico em enxofre.

Fases do ciclo de vida de um fio

Continua após publicidade

O crescimento do cabelo não é um processo contínuo. Na verdade, cada fio do couro cabeludo cresce no intervalo de 4 a 6 anos, interrompe o crescimento por aproximadamente 20 dias e, a seguir, cai. Em seu lugar, começa a nascer um novo fio sadio e o ciclo se repete. Isso faz com que os fios do couro cabeludo estejam sempre em fases diferentes desse ciclo. Por isso a perda de aproximadamente 100 fios de cabelo por dia é considerada normal.

A primeira etapa do ciclo de crescimento do cabelo é a etapa anagênica. Cerca de 84% dos cabelos que estão no couro cabeludo estão nesta etapa ativa de crescimento. A etapa anagênica dura de 4 e 6 anos e é seguida por uma etapa de transição, chamada catagênica, de uns 20 dias. Durante essa etapa, o processo de divisão celular é interrompido, o folículo piloso involui e se torna mais superficial, os vasos sangüíneos e nervosos são atrofiados. Cerca de 15% dos cabelos que compõem uma cabeleira encontram-se nesta fase. A raiz de um cabelo catagênico pode ser reconhecida pelos restos encolhidos da cobertura da raiz.

Quando a atividade na raiz do cabelo parar por completo, diz-se que o cabelo encontra-se na etapa telogênica. Esta é a terceira e última fase do crescimento do cabelo. A papila dérmica desaparece e o cabelo mantém-se preso apenas por sua base, caindo facilmente ao se pentear ou lavar. Após esse período, forma-se um novo fio nesse folículo. Poucos cabelos chegam à fase telogênica, já que por um processo de seleção natural, a queda ocorre já desde a fase anterior. Assim, apenas cerca de 1% dos fios de cabelo encontram-se nesta fase.

Continua após publicidade

Muitas influências

O crescimento e renovação do cabelo humano dependem de uma série de fatores, em especial dos níveis de hormônios andrógenos, de uma alimentação adequada e do suprimento de vitaminas. Se a perda de fios estiver acima da média diária de 100 fios, procure um dermatologista. Através de exames específicos o profissional especialista terá condições de efetuar um diagnóstico precioso e prescrever seu tratamento com assertividade. Não confie em promessas milagrosas de shampoos ou quaisquer outros produtos que dizem "fazer crescer cabelo". A orientação médica é fundamental para saber se há uma queda normal ou anormal dos fios.