Correr, pular e brincar tira a criança do sedentarismo?

por Simone Sarti

Resposta: Infelizmente o sedentarismo também atinge as crianças. A falta de atividade física é considerada uma das principais causas da obesidade infantil.

Continua após publicidade

Alguns trabalhos já demonstraram que o risco de obesidade cai em média 10% para cada hora de atividade física, moderada a forte, praticada por dia pela criança.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza que crianças façam um mínimo de uma hora de atividades físicas, por pelo menos cinco vezes na semana.

A atividade física na criança não é necessariamente, inscrevê-la na academia ou clube e sim brincar muito, mas de forma que se movimente bastante: pular, correr, abaixar e levantar, enfim, suar!

Como, infelizmente hoje em dia, não se pode mais brincar na rua, é necessário que se dê opções para que ela possa brincar em casa. Boas ideias e materiais que ocupam pouco espaço são: brincadeiras com corda, estourar balões, manter uma bexiga no ar pelo maior tempo possível, pula-pula, minicama elástica, dançar e etc. Essas atividades são viáveis até para quem mora em um pequeno apartamento.

Continua após publicidade

Atividades sedentárias como ver TV, jogar videogames, ouvir música, devem ser limitadas a nomáximo duas horas por dia.

Combater o sedentarismo nas crianças é de fundamental importância, pois assim evita-se a obesidade e doenças graves relacionadas a ela, como o diabetes, por exemplo, além de problemas cardiovasculares, asma, distúrbios do sono e ansiedade infantil.

Vale lembrar que os pais têm grande influência sobre o nível de atividade física dos filhos, pois estudos já comprovaram que quando a mãe é ativa, o filho tende a ser duas vezes mais ativo e se o pai for ativo esse valor sobe para 3,5. Se pai e mãe forem ativos, os filhos tendem a ser seis vezes mais ativos do que crianças de pais sedentários

Continua após publicidade