Como melhorar forma de receber críticas no trabalho?

por Roberto Santos

"Gostaria de melhorar a forma como recebo críticas no meu trabalho. Escuto as criticas e às vezes acho que não há reconhecimento. Isso me faz responder os colegas, contudo, não fico bem internamente."

Continua após publicidade

Resposta: O que você relata, aparentemente, são comportamentos gerados por traços de sua personalidade.

Uma necessidade de reconhecimento, aliada à tendência em se irritar com críticas. Essas são duas características que podem se potencializar mutuamente. Claro que com os poucos dados que tenho não dá para fazer qualquer avaliação mais aprofundada ou fazer recomendações muito precisas, mas o que posso sugerir é que:

1º) Reconheça que quando “responde” às pessoas (assumo que seja de forma agressiva), você está afastando a possibilidade de que essas pessoas venham a lhe dar um reconhecimento no futuro – logo você pode estar criando um círculo vicioso

2º) Muitas vezes, misturamos críticas a um trabalho que fizemos como uma crítica pessoal – daí essas reações. Procure separar o feedback sobre seu trabalho – e é melhor receber um toque de necessidade de correção de rota do que o cartão vermelho lá na frente – de uma crítica de natureza pessoal com intenção de agredi-la em seu caráter.

Continua após publicidade

Os feedbacks são mecanismos que bem aproveitados são energia para nosso desenvolvimento. Aproveite-os ao invés de rejeitá-los sem ouvir de coração aberto.

Boa sorte!