2/3 das mulheres podem apresentar sintomas positivos durante a TPM, indicam pesquisas

por Jocelem Salgado

Sofia está indo para o trabalho. Levantou logo pela manhã, e, ao se olhar no espelho, ao invés de enxergar a mulher encantadora da noite passada, enxergou uma mulher gorda e feia. Foi acordar os filhos e quando percebeu que já era a segunda vez que ia ao quarto tentar acordá-los, se descontrolou e já saiu gritando pela casa, acordando marido, cachorro, papagaio.

Continua após publicidade

No trabalho nada a satisfazia, se achava uma incompetente. E na hora do almoço? Queria comer tudo que via pela frente, sem contar no descontrole pelos doces como sobremesa. Dores? Por todo o corpo! Tudo que Sofia mais queria era chegar em casa e ficar quieta sem falar com ninguém. Xiiiii, a causa de tudo isso tem um nome: TPM!

A Síndrome Pré-Menstrual (SPM) ou Tensão Pré-Menstrual (TPM), como é conhecida popularmente, caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas, tanto físicos quanto psíquicos que ocorrem de forma cíclica durante o período fértil.

A manifestação de seus desagradáveis sintomas geralmente tem início na semana anterior à menstruação, com ápice de um a dois dias antes da mesma e fim no último dia do ciclo ou nos primeiros dias do ciclo seguinte. É importante saber que esses sintomas se manifestam de forma particular em cada mulher, apresentando intensidade e manifestações variáveis.

Tipos de síndrome pré-menstrual

Continua após publicidade

Devido à variedade de sintomas presentes durante o período da SPM, ela pode ser classificada em quatro subgrupos: SPM A, H, C e D.

A SPM-A é o quadro mais comum, no qual temos a predominância dos sintomas emocionais com intensa ansiedade, irritabilidade e tensão nervosa. Estudos indicam que esses sintomas estão relacionados ao aumento da produção do hormônio feminino estrógeno ou a diminuição da produção de progesterona.

A segunda SPM mais frequente é a H, caracterizada pelo acúmulo anormal de líquidos, dores nas mamas e no abdômen, além do tão temido ganho de peso. Esses sintomas são devido a alterações no metabolismo hídrico, que ocorre pela elevação da aldosterona no sangue, hormônio que auxilia na regulação do sódio e do potássio no corpo e, consequentemente, no controle da pressão arterial e do equilíbrio de fluidos e de eletrólitos no sangue.

Continua após publicidade

As habituais dores de cabeça, aumento do apetite, desejo incontrolável de comer doces, fadiga, palpitações e tremores são os sintomas mais frequentes da SPM-C, que tem como causa a diminuição dos níveis de magnésio nas hemácias e aumento de tolerância aos carboidratos.

E, para finalizar, sabe aqueles dias de intensa depressão, insônia, com choro fácil, esquecimento e confusão?

Esses sintomas estão presentes na SPM-D e ocorrem devido à deficiência de magnésio por meio de dois mecanismos: o primeiro é que essa deficiência aumenta a sensibilidade ao estresse e o segundo é o aumento da absorção intestinal de chumbo.

Sobre os sintomas negativos, a maioria de nós já conhecia, mas vocês sabiam que também podem existir sintomas positivos da TPM?

TPM: sintomas positivos

Alguns pesquisadores afirmam que durante o período pré-menstrual algumas mulheres podem apresentar:

– aumento do interesse e do prazer sexual;

– seios mais atraentes;

– maior produção de ideias criativas;

– "explosões" de energia;

– melhor desempenho social e ocupacional;

– sensação de bem-estar.

No entanto, infelizmente apenas 2/3 das mulheres experimentam alguma dessas alterações positivas.

E se você é uma mulher que não possui tensão pré-menstrual, erga as mãos para o céu e agradeça: você é uma privilegiada! Estudos epidemiológicos mostraram que 75% a 80% das mulheres apresentam sintomas de incômodos durante esse período. Mas, se você não é uma privilegiada, acalme-se! Você pode melhorar os sintomas adicionando alguns alimentos na sua rotina alimentar.

Alimentos para driblar a TPM

Cálcio

Alimentos como leite, iogurte, queijo branco e requeijão são ricos em cálcio e, segundo um estudo americano, o consumo de 1200 mg de cálcio por dia foi capaz de reduzir os distúrbios de humor, as cólicas e o inchaço da SPM em até 50%. O teor de cálcio presente nos alimentos citados varia de 200 a 300 mg, sendo assim é importante ingeri-los pelo menos 4 vezes ao dia e preferencialmente na fase pré-menstrual.

Magnésio

Além do cálcio, o consumo de magnésio mostrou-se muito eficaz na redução da retenção de líquidos e do inchaço em até 40%, possuindo também efeito calmante e evitando as oscilações de humor. Para a obtenção desses ótimos resultados devemos ingerir por volta de 200 mg diárias desse mineral, que pode ser encontrado no abacate, beterraba, figo, nozes, quinoa, amaranto, sementes secas de abóbora, girassol e gergelim.

Vitamina B6

Alguns estudos têm demonstrado que o consumo de 600 mg/dia de vitamina B6 apresentou ação benéfica contra as dores de cabeça e também nos sintomas de depressão, uma vez que essa vitamina aumenta os níveis dos neurotransmissores dopamina e serotonina. Se você busca uma melhora nesses sintomas, é importante incluir alimentos como banana, batata, atum, carne de boi, fígado, nozes e vegetais verdes.

Ferro

Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública e Ciências da Saúde da Universidade de Massachusetts e pela Universidade de Harvard mostrou que as mulheres que possuem uma dieta rica em ferro, presente em verduras e suplementos alimentares (20 mg/dia) tiveram uma redução de 30% a 40% no risco de desenvolver TPM. Dessa forma, vale a pena incluir na dieta vegetais de cor verde-escura como: agrião, couve, salsa e brócolis.

Ômega 3

Outros alimentos que você deve consumir pelo menos duas vezes ao dia são: salmão e sardinha. Essa inclusão se deve ao fato desses alimentos serem ricos em ômega 3 e diversos estudos tem demonstrado a relação entre o consumo desse ácido graxo insaturado com a melhora dos sintomas da SPM, como a redução das cólicas menstruais e também redução da depressão.

Soja

Por fim, temos a soja, que já é muito conhecida pelas mulheres devido aos seus benefícios contra a menopausa e agora também tem se destacado como aliada da SPM. Seus benefícios devem-se às isoflavonas, fitoestrógenos que auxiliam no equilíbrio das oscilações hormonais, reduzindo os altos níveis de estrogênio e contribuindo assim para a melhoria dos sintomas.

Mas atenção. Além de incluir todos esses alimentos na sua dieta, fique longe de: café, álcool, refrigerante e chocolate. Esses estimulantes podem aumentar a retenção de líquidos, irritabilidade, cólicas, dor nos seios e a agressividade!

Então se você não quer mais sofrer desse mal, tenha uma alimentação mais saudável e equilibrada, faça exercícios frequentes. Assim você se livrará dos efeitos indesejáveis da SPM.