Saiba quanto tempo você gasta para cuidar de cada região de sua pele

por Sonia Corazza

O cuidado com a pele é um hábito que extrapola a vaidade tola, trata-se de uma atitude em prol da saúde geral do corpo.

Continua após publicidade

Como a pele é o maior órgão do corpo, com a função básica de proteger o organismo dos danos externos, cuidar dessa verdadeira barreira protetora é um hábito que deve compor a rotina diária. Seu corpo se beneficia com o que você faz rotineiramente para mantê-lo em ordem, equilibrado e em perfeito estado de conservação. Tanto quanto escovar os dentes ou pentear os cabelos com o incremento do finalizador, adotar os passos básicos para manter uma pele saudável requer pouco tempo, dinheiro ou habilidade. É fácil veja só….

1, 2, 3- limpar tonificar e hidratar o rosto

Em 5 minutos pela manhã é possível higienizar, equilibrar o pH e hidratar a pele, protegendo-a do sol. À noite antes de deitar, nova limpeza, tonificação e agora a nutrição. O bacana é que a indústria cosmética a cada dia facilita a vida feminina. Hoje já existem produtos de higiene que limpam e tonificam ao mesmo tempo, portanto com dois produtos pela manhã é possível manter a pele livre de impurezas e protegida para o resto do dia. Não há desculpas, é fácil, rápido e econômico. Em 10 minutos diários sua pele é contemplada com o cuidado básico que vai prolongar a boa aparência do seu rosto por muito mais tempo.

Área dos olhos

Continua após publicidade

Para enriquecer essa rotina básica, a partir dos 30 anos, é aconselhável cuidar de maneira especifica da área dos olhos, já que esta é a região que primeiro apresenta a formação de linhas e sulcos. Aqui entram fórmulas muito suaves, mas bem aditivadas em compostos que garantem a firmeza e boa elasticidade da pele. Mais 1 minutinho e voilá! Atualmente as fórmulas de séruns para olhos são tão evanescentes, que o deslizamento e absorção desses produtos é quase imediata. O cronômetro agora marca 11 minutos diários para uma rotina mais completa com o cuidado geral do rosto, vamos continuar…

E o corpo, como cuidar?

Os pés e pernas apresentam-se como setores mais propensos ao ressecamento e a descamação da pele, já que possuem menos hidratação e proteção natural. Portanto, é preciso prestar atenção na escolha dos produtos de higiene corporal para ajudar na reposição do manto que naturalmente protege essa pele da perda de suas características básicas, como maciez, sedosidade e luminosidade.

Continua após publicidade

Esqueça o velho sabonete em barra, de pH fortemente alcalino, e adote fórmulas líquidas e cremosas, como os sabonetes líquidos e shower gels, que removem impurezas sem desestruturar a camada protetora natural da pele. Para finalizar o banho, é imperioso ajudar na reposição dessa camada, procure hidratantes contendo óleos vegetais, aminoácidos e vitaminas, como a B5 e E. Entre o banho e a hidratação você pode somar mais 15 minutos ao seu cronômetro da beleza.

Pés e mãos

Os pés possuem características de pele bem diferenciadas, com tendência à formação de regiões endurecidas e ressecadas. Antes de calçar os sapatos, basta protegê-los com um creme especifico para essa área, a fim de evitar calosidades e fissuras de calcanhar.

Já as mãos, ferramentas nobres do trabalho humano, estão constantemente expostas aos agressores externos: radiação solar, sabonetes, detergentes, vento, ar-condicionado e outros que causam uma aceleração absurda no processo de envelhecimento dessa pele.

Escolha sabonetes líquidos contendo agentes hidratantes, como derivados de ureia e glicerina para minimizar os estragos. Imediatamente após a lavagem, aplique uma fina camada de loção hidratante contendo silicone, vitaminas e filtro solar. Lembre-se sempre que a idade está refletida nas mãos de cada pessoa.

Vamos contabilizar o tempo de cuidado com essa região? 2 minutos para os pés, 2 minutos para as mãos. Em 4 minutos diários, pés e mãos macios e protegidos.

Tempo total

Claro que a vida atual é corrida, claro que tempo é o valor mais precioso. Mas vamos fechar a cota de quanto tempo você gasta por dia para cuidar da pele do corpo todo? Pelo do rosto: 11 minutos para a rotina completa. Pele do corpo, 15 minutos, inclusive com o banho. Pés e mãos, mais 4 minutos. Tempo total: 30 minutos!

Pergunto agora, das 24 horas diárias, você tem coragem de dizer que não tem meia hora para cuidar do maior órgão do seu corpo?

Não tem meia hora para proteger quem te protege?

Não tem meia hora para prolongar sua juventude e boa aparência?

Então está na hora de rever sua agenda…