Cuido mais do enteado do que minha mulher. O que faço?

por Blenda de Oliveira

"Gostaria de saber como agir. Sou casado há dois anos e minha esposa tem um filho do antigo casamento, que gosto muito, porém, cuido mais dele do que minha esposa. O que faço pra ela perceber que ajudo de outras formas, mas que a responsabilidade é da mãe?"

Continua após publicidade

Resposta: Vocês já conversaram sobre isso?

Seria interessante conversar com sua esposa de uma forma tranquila sem cobrá-la dessa responsabilidade, pois talvez ela tenha conflitos em relação à maternidade, como considerá-la um estorvo ou algo que não possa fazer com competência. Se apenas falar sobre a responsabilidade dela, poderá criar ainda mais resistência. Sugiro que mostre para ela como o que você faz traz resultados positivos no desenvolvimento da criança e que vocês dois poderiam juntos contribuir muito mais para isso. Veja o que ela gosta de fazer e nas suas preferências no que poderia incluir o filho. Além disso, insista no quanto ela é importante e insubstituível para cuidar da criança.

Sabemos pouco sobre o que se passa com ela nessa relação mãe e filho e por que ela delega a maior parte dos cuidados a você.

Talvez o ache melhor nisso que ela ou talvez tenha sido muito difícil tornar-se mãe (não sei como foi o processo de gestação ou em que momento essa criança chegou).

Continua após publicidade

Uma conversa em um tom mais colaborativo e menos queixoso tem mais chance de sucesso. Cobranças tendem a gerar resistência.

Além disso, sugira de uma maneira tranquila alguns programas divertidos que a aproximem do filho, como por exemplo, simplesmente ir à padaria.

E, por último, diminua um pouco sua disponibilidade. Experimente em alguns momentos não fazer ou não assumir toda a responsabilidade.

Continua após publicidade

Boa sorte!