Quando o outro te culpa por ter te traído. O que fazer?

por Anette Lewin

"Fui traído por minha namorada, mas ainda gosto muito dela. Ela disse que ficou com essa pessoa por minha causa, pois não dava o carinho merecido. Mas ela disse que isso não significou nada para ela. Isso é possível?"

Continua após publicidade

Resposta: É comum as pessoas jogarem a culpa de suas frustrações amorosas no parceiro. Às vezes porque realmente não conseguem expressar o que desejam e o parceiro não consegue "adivinhar"; outras vezes porque expressam, mas o parceiro não quer ou não pode realizar esses desejos. De qualquer forma, tentar resolver o problema achando um culpado nada acrescenta à relação. Muito pelo contrário: emperra-a. As frustrações sempre existirão e cabe ao casal conversar abertamente sobre elas.

O comportamento de sua parceira pode sinalizar que vocês não conseguem se comunicar nas horas de impasse e ela tentou aliviar essa frustração fugindo para uma situação nova, agradável e ainda sem conflitos. Pode tambem ser uma desculpa para justificar uma vontade de ficar com outras pessoas ao mesmo tempo. No primeiro caso a escapada não terá outro significado que só um pequeno alívio. Já no segundo, se existe nela alguma tendência a ficar com outras pessoas ao mesmo tempo, cabe a você decidir se quer ou não manter esse relacionamento.