Cura xamânica pelo poder da sucção

por Carminha Levy

Sucção, esta é uma prática xamânica das mais tradicionais, porém só xamãs com a técnica medicina da sucção podem utilizá-la, por tratar-se de uma técnica muito perigosa na qual o xamã e o espírito da doença, em alguns momentos, se fundem.

Continua após publicidade

Além da medicina específica o xamã deverá ter uma longa prática obtida através de treinamento com um mestre especializado. A seguir será apresentada a mais simples das técnicas de sucção. Outras mais sofisticadas demandam profundo conhecimento de plantas venenosas e uma ligação quase que íntima com uma variedade de energias intrusas aqui chamadas de "irradiação hostil".

a) É necessária uma preparação prévia do xamã como em toda cura sagrada.

b) O xamã percebe, sente, uma "irradiação hostil" ainda em E.C. C.(Estado de Consciência da Realidade Comum). Ela é facilmente reconhecível por mãos curadoras porque emana numa região do corpo do paciente onde se instalou como uma vibração quente. As mãos do xamã ou seu olfato permitem senti-las a partir de cinco centímetros acima do corpo do pacinete. O xamã não toca com a mão – sente com elas como se a "irradiação hostil" estivesse "comendo" o corpo do pacinte.

c) Vibrando a sua maracá ou tendo um assistente que toca o tambor e cantando sua canção de força o xamã entra em E.X.C. (Estado Alterado de Consciência, também conhecido como Estado Xamânico de Consciência E.X.C.) e procura aliados benéficos da mesma vibração da "irradiação hostil". Por exemplo: se ele percebe a "irradiação hostil" com a forma de serpente peçonhenta, ou um peixe com ferozes dentes à mostra, ele terá que entrar no corpo do cliente na hora da sucção como uma serpente sagrada de cura ou um tubarão de luz.

Continua após publicidade

d) Em E.X.C. cada vez mais profundo o xamã localiza e cerca a energia hostil. Este é um momento extremamente perigoso pois, por frações de segundos, essas energias irão se fundir com a energia dos aliados análogos que a trarão para fora do corpo do cliente, através da sucção do xamã. Se o xamã não for um mestre da sucção, essas "irradiações hostis", que são muito vorazes, poderão deslizar pela sua garganta e se localizar no estômago. Só com a ajuda de uma xamã expert em sucção ele poderá se livrar da "irradiação hostil" que se alojou nele.

e) Com profundos movimentos de sucção e de vômitos espasmódicos que o xamã utiliza para expelir a "irradiação hostil" ele as joga dentro de uma bacia com água ou areia. Ele percorre os dois mundos, representados pelos dois estados: E.X.C. e E.C.C. inúmeras vezes. Enquanto sentir a presença de algum resquício da irradiação hostil, ele continuará o processo.

f) Terminando a sucção o xamã esvazia a água ou areia (em E.C.C.) onde a "irradiação" foi expelida e inicia imediatamente em E.X.C. uma viagem para trazer um animal de poder para o pacinete e selar a cura, tornando-o assim mais resistente a outros ataques dessa envergadura.

Continua após publicidade

O mesmo procedimento, da necessidade imperiosa de mudança de atitude perante à vida, é indicado.