DESTAQUES

Curiosidade é uma energia reprimida pela sociedade

Saulo Fong 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Curiosidade move as pessoas em busca de novos relacionamentos

por Saulo Fong

Vivemos em uma sociedade onde a cultura predominante reprime a curiosidade com ditados populares como: "a curiosidade mata."  

Se observarmos os animais, notaremos que eles são curiosos por natureza, pois a curiosidade é a mola propulsora para novos aprendizados e, portanto, para a sobrevivência.

Da mesma forma, um bebê quer aprender o mais rápido possível sobre o seu ambiente, pois esse instinto já está intrínseco em sua natureza. Entretanto, muitos pais não têm paciência para lidar com a curiosidade de seus filhos, reprimindo-os desde pequeno, da mesma forma que eles próprios foram reprimidos.

Infelizmente, a curiosidade de muitas pessoas também não foi estimulada durante a infância, e muitos acabaram sendo desconectados dessa poderosa energia que mantém a vida fascinante.

A alegria de descobrir e aprender algo novo é uma das principais fontes de energia para continuar seguindo adiante na vida com plenitude e motivação.

A diferença da energia de curiosidade da criança para a do adulto é o discernimento adquirido através de seu conhecimento e suas experiências. Um adulto, por exemplo, sabe os efeitos nocivos das drogas, por isso sabe pesar as consequências de suas escolhas em sua vida.

A curiosidade também é a energia que move as pessoas em busca de novos relacionamentos, pois cada pessoa é um universo próprio de mistérios e aprendizados.

Uma forma de estimular novamente a poderosa força da curiosidade é começar aprendendo algo novo. Pode ser uma nova habilidade, uma nova língua ou um novo hobby.

Como todo novo aprendizado, essa experiência pode causar certo desconforto no começo... justamente por você não ter o conhecimento daquilo que deseja aprender. Entretanto, o segredo é persistir até que o aprendizado volte a ser prazeroso e divertido.

Dê o primeiro passo, aprenda a ser novamente curioso e desfrute das possibilidades que essa energia irá proporcionar em sua vida.




Saulo Fong

Master Coach e Terapeuta Transpessoal do Instituto União em São Paulo. Especialista em integração mente-corpo, meditação e relacionamentos humanos.Trainer em PNL (Programação Neurolinguística) com formação em Hipnoterapia, Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais, Renascimento e Medicina Psicobiológica. É instrutor faixa-preta 3º Grau de Aikido e praticante de Kendo (2º Dan). Ministra cursos, treinamentos e workshops na área de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e relacionamentos humanos. Mais informações: www.comomeditar.com.br



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.