Quem tem baixa autoestima pode rejeitar uma pessoa que está interessada nela?

por Rosemeire Zago

"Gostaria de saber se uma pessoa com baixa autoestima, pode ter um comportamento de rejeitar alguém que goste dela?"

Continua após publicidade

Resposta: Sim, uma pessoa com baixa autoestima e, principalmente com medo de ser rejeitada, por já ter vivido isso em seu histórico de vida, pode rejeitar outra pessoa. Isso pode acontecer com o intuito, ainda que inconsciente, de evitar que seja rejeitada. Ou seja, a pessoa rejeita antes que seja rejeitada. Como a dor da rejeição é muito profunda fará de tudo para evitar sentir essa dor novamente. Pra que esse conflito seja elaborado é indicado a psicoterapia.

Tenho 37 anos e até o presente momento não consegui namorar
Gostei de três rapazes, mas eles não chegaram a gostar de mim no sentido de efetivar um namoro. Eu quero romper isso, pois acho que não é 'normal' eu gostar e não ser correspondida.

Resposta: Diante do que escreveu o mais indicado é fazer uma psicoterapia. Você está repetindo um padrão já conhecido e só entendendo a origem, poderá mudar esse padrão. Creio que o conflito não está em você gostar e não ser correspondida, mas sim em atrair pessoas com esse mesmo padrão.

ATENÇÃO!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento.

Continua após publicidade