Como não ficar nervosa para tirar carteira de motorista?

por Rosemeire Zago

"Vou fazer o teste do DETRAN para tirar a habilitação. Nas aulas faço tudo certo, mas no dia do exame fico tão nervosa que perco todo o raciocínio e faço tudo errado. Existe alguma técnica para que eu possa me controlar e acalmar?"

Continua após publicidade

Resposta: Quando estamos prestes a passar por um exame ou sermos avaliados é comum ficarmos com medo e ansiosos. O mais indicado para controlar crises de ansiedade é se tranquilizar através da respiração. Respire profunda e lentamente, inspirando somente pelo nariz, segurando o ar por cinco ou sete segundos e soltando pela boca o mais lentamente que conseguir. Repita três vezes.

Procure dias antes do exame ir se relaxando. Respire como expliquei acima e na sequência, contraia os músculos do corpo, mantendo-os contraídos por cinco segundos e soltando abruptamente. Isso o ajudará a aliviar as tensões acumuladas.

Procure ainda manter sua mente tranquila, com pensamentos positivos, imaginando tudo dando certo, você sendo aprovada. Ou seja, comece a criar em sua mente aquilo que você deseja que aconteça. Ao ir ao exame, e durante, fale para si mesma, mentalmente: 'Calma, você consegue, você é capaz!'. Isso ajudará a tranquilizá-la e se sentirá confiante em si mesma. Boa sorte! Tenha certeza que você é capaz!

É possível ter complexo de inferioridade e superioridade ao mesmo tempo?
Existe a possibilidade de sofrermos de complexo de inferioridade e superioridade ao mesmo tempo? Sou muito elogiada em minha inteligência, e às vezes isto até me incomoda, pois é como ser herdeira de um tesouro enterrado em algum local secreto.

Continua após publicidade

Resposta: Como se sente quando recebe esse tipo de elogio, além de se sentir incomodada? Já analisou por qual motivo se sente assim? Creio que o fato de você ser elogiada não quer dizer que sinta esses elogios dentro de si mesma, não é mesmo? Por isso, não creio que você se sinta inferior e superior ao mesmo tempo. Pelo que escreveu, você talvez esteja com uma baixa auto-estima que é a falta de consciência do valor próprio. O mais indicado para encontrar esse tesouro secreto, seria você fazer uma psicoterapia, pois o objetivo principal é o autoconhecimento e através dele você com certeza irá encontrar esse e outros tesouros.

Raiva, pena, mágoa, amor… Tantos sentimentos diferentes! Como sei se ainda o amo?
Hoje olhei para uma pessoa que no passado amei muito. Ele me magoou muito, sinto raiva, pena, tantos sentimentos diferentes. Será que ainda o amo? Sinceramente não sei me responder. Como descobrir o que sinto, como descobrir se ainda o amo?

Resposta: Para responder sua pergunta você terá que olhar para dentro de si mesma, pois só você poderá se dar essa resposta. Quando temos dentro de nós sentimentos contraditórios é natural sentirmos dúvida de qual sentimento prevalece. Procure ouvir seu coração. O que ele lhe diz? Quando pensa em estar ao lado dele o que você sente? Tranquilidade, paz, calma? Ou angústia, mal-estar e raiva? Avalie toda a história de vocês e o que cada um pretende diante de tudo que ocorreu. Vale a pena reviver ou procurar reconstruir essa história? Só vocês dois podem responder.

Continua após publicidade

ATENÇÃO!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento.