Quero saber por que não consigo ter orgasmo, e como fazer para atingi-lo?

por Marcelo Toniette

Resposta: Podem ser vários fatores, pode ser resultado de séculos de repressão sexual, principalmente a feminina. Somente nas últimas décadas é que grande parte das mulheres emancipou-se, dando-se o direito ao prazer nas relações sexuais.

Continua após publicidade

Cada mulher tem uma forma própria de obter o orgasmo. O trabalho na percepção do corpo e a revisão de valores e crenças relacionadas à sexualidade tendem a auxiliar na obtenção do orgasmo. Mas esse processo demanda tempo e paciência. Você não deve esperar que ele aconteça por si só. Invista em aproveitar o prazer a partir de cada momento de sua vivência sexual.

O orgasmo é uma conquista e não uma obrigação a ser alcançada a todo custo. Além de o orgasmo ser possível, o processo de aprendizagem visando a sua obtenção pode ser gratificante e prazeroso.

Sou casada, reprimida sexualmente e passei a fingir o orgasmo
Sempre tive a idéia de que sexo é sujo, achei que com o casamento isso acabaria, pois meu marido é um homem dedicado e bonito. Tem remédio pra isso?

Resposta: Não existe nenhum remédio que anule ou mude nossa trajetória de vida. Ao longo da sua vida, você iniciou a descoberta do prazer sexual. Porém, em algum momento, você "comprou" a idéia de que o sexo é sujo, pecaminoso. Com isso seu organismo (mente + corpo) acaba correspondendo a essa idéia que você assimilou com "verdade absoluta".

Continua após publicidade

Primeiro coloque como meta que você não tem que gostar de sexo. Da mesma forma que você conseguiu tornar tão forte na sua vida o que chamei de "verdade absoluta", você deve se colocar na posição de aprendiz. Ou seja, na posição de quem interrompeu um aprendizado e agora está retomando, mesmo que isso seja antes do ponto que parou.

Um bom começo é experimentar o sexo sem obrigação, mas como uma experiência positiva e gratificante. Quando o sexo é encarado como uma obrigação, o desejo e o prazer acabam se reduzindo. Fale com seu marido sobre isso. Pelo o que você descreveu na pergunta, ele parece gostar muito de você e ser muito colaborativo. Esse aprendizado poderá ser em conjunto. Olhe que excelente oportunidade para vocês dois estreitarem ainda mais os laços entre vocês.

Minha namorada não chega ao orgasmo, mas na nossa relação ocorre muito prazer. Qual caminho deveríamos seguir?

Continua após publicidade

Resposta: Vocês já estão no caminho! Prazer é uma coisa e orgasmo é outra. O orgasmo é o auge do prazer. O fato de sua namorada não atingir o orgasmo, não é sinal de que a relação não ande bem entre vocês. Esse prazer de ambosdeve ser valorizado.

É muito comum que as pessoas (geralmente as mulheres) se colocarem numa posição de ter que atingir o orgasmo a todo custo, ainda mais se existe amor e afeto com o parceiro. Colocar-se nessa situação faz com que o sexo se torne desmotivante e enfadonho. Sexo não deve ser vinculado a cobranças.

Com o tempo, vocês descobrirão formas mais prazerosas, posições e carícias que favoreçam o orgasmo. Tenha calma, pois o orgasmo vem com o tempo, quando não há cobrança, mas sim, descontração, brincadeira e afeto.

Tenho dificuldade em atingir orgasmo, mesmo com a masturbação
Demoro em média 20 minutos para ter orgasmo. Acho que atingi o orgasmo no máximo 10 vezes, uma vez com penetração e o resto com sexo oral

Resposta: Será que você não assumiu uma postura de expectadora do seu orgasmo? O tempo para atingi-lo varia de mulher para mulher. O fato de você ficar preocupada com o tempo que ele ocorre, não revela uma dificuldade de se relaxar e usufruir das sensações agradáveis geradas na estimulação? Você sabia que a mesma capacidade que temos de segurar uma tosse ou espirro, também temos para controlar o orgasmo?

O orgasmo é uma conquista e não uma imposição; e pode ser aprendido a partir da sua vivência. Com o tempo você começa a se conhecer e a se sintonizar melhor com o seu próprio corpo, aprendendo a relaxar, aproveitando todas as sensações.